25.8 C
Luanda Province
Sunday, May 19, 2024
 

20 Anos Depois, Líbia Prepara-se Para Licitar Novos Blocos Petrolíferos 

A Líbia pretende realizar uma rodada de licitação de blocos de petróleo e gás no próximo ano, face aos desafios que o país tem de optimizar a sua produção de petróleo e atrair novos investimentos para o sector petrolífero. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia petrolífera estatal da Líbia na CERAWeek, uma das maiores conferências americanas de energia.  

O membro da OPEP poderá cessar em 2024, um jejum de quase 20 anos sem licitar blocos petrolíferos. No entanto, a potencial realização desta nova rodada ajudará a Líbia a atingir sua meta de produção de 2 MBPD nos próximos 3 anos.  

Os dados da OPEP em seu último Relatório Mensal do Mercado de Petróleo mostraram que a produção de petróleo da Líbia em Janeiro caiu para 1,148 MBPD, depois de ter alcançado uma média de 1,153 MBPD no 4º trimestre de 2022.  

Por outro lado, um relatório da Câmara Africana de Energia publicado em Fevereiro sugeriu que a capacidade de produção de petróleo daquele país africano poderia atingir um máximo de 1,8 MBPD até 2024, mesmo que a Líbia veja a estabilidade política e os confrontos duplos do governo cheguem ao fim. Ainda assim, o governo líbio defende que o país tem potencial para produzir até 3 MBPD dentro de 2 a 3 anos. 

No caso do gás natural, a Líbia fez algum progresso na preparação do caminho para aumentar a produção desta commodity, incluindo a assinatura de um acordo de gás offshore de $8 biliões com a Eni e os planos de perfuração e exploração da Eni e da BP nas bacias de Ghadames e Sirte, com perfuração offshore programada para o próximo ano. 

De acordo com o presidente da NOC da Líbia, Farhat Ben Gdara, o pacto firmado com a petrolífera Eni é apenas o primeiro passo de um longo caminho para mais e mais investimentos, sendo que também está em carteira a possibilidade de se construir uma usina de liquefação de LNG e um gasoduto para o Egipto com ligações para a instalação de Idku e terminais de Damietta.

A produção de gás da Líbia está actualmente em 1,3 BSCFD, com apenas 250 MMSCFD podendo ser exportados através do gasoduto Greenstream de 775 MMSCFD, já que grande parte do gás é utilizado para atender às próprias necessidades domésticas.

SourceOilPrice

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

1 COMMENT

  1. De facto a união, reconciliação, unificação do país só contribui para grandes opções, oportunidades de desenvolvimento integrado. Os símbolos do passado forte ,ambicioso são sementes inegáveis universais do futuro. A título comparativo os grandes ideólogos fundadores do MPLA de Conacry como Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade, Lúcio Lara, Hugo José Azancot de Menezes, Eduardo Macedo dos Santos, Matias Miguéis são a referência inabalável, fiel do projecto político MPLA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here