21.8 C
Luanda Province
Domingo, Junho 23, 2024
 

ADNOC Adquire Activos da Galp em Moçambique

A grande petrolífera dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi National Oil Co (ADNOC) adquiriu a participação de 10% da Galp Energia SGPS SA no Bloco de gás offshore da Área 4, localizado na Bacia de Rovuma, em Moçambique, como estratégia de expansão do seu negócio a nível global.

A transação está avaliada em $1,5 Biliões, onde o pagamento inicial de $650 milhões será feito à Galp, e os pagamentos contingentes de até $500 milhões serão concluídos após a concretização das 02 fases de desenvolvimento planeadas.

Em resultado deste acordo, a ADNOC terá direito a uma parte da oferta de LNG, e a uma participação no projecto em curso, o Coral South Development LNG que tem uma capacidade operacional de 3,5 Mtpa.

Existe uma proposta de expansão deste projecto Coral North, com o mesmo potencial de produção que o Coral South. Adicionalmente, um outro projecto onshore planeado denominado Rovuma, terá a capacidade de produzir 18 Mtpa de LNG. Estes 3 projectos de LNG visam produzir em conjunto um total de mais de 25 Mtpa, o que demonstra a pertinência deste acordo entre a ADNOC e a Galp.

A petrolífera dos EAU pretende dar continuidade a expansão do seu negócio a nível internacional. Recentemente a ADNOC também adquiriu a empresa química alemã Covestro AG, e protagonizou a fusão de um dos seus segmentos com uma subsidiária da austríaca OMV AG, a fim de gerar uma empresa de petroquímica avaliada em $30 Biliões. Além disso, a empresa também comprou uma participação de 11,7% no projeto de LNG da NextDecade Corp. no Texas.

Estes negócios tem sido fomentados em grande escala no Médo-Oriente, e outras companhias como a Saudi Aramco que comprou uma empresa de LNG na Austrália, têm promovido esses acordos a fim de aumentar a sua presença globalmente.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui