25.8 C
Luanda Province
Sunday, May 19, 2024
 

Angola LNG Apresenta Oportunidades de Negócios para Empresas do Conteúdo Local 

A Angola LNG (ALNG), apresentou aos prestadores de serviços locais diversas oportunidades de negócios existentes no projecto, por ocasião do seu Fórum sobre Conteúdo Local, realizado no dia 20 de Setembro, em Luanda.   

O evento teve como objectivo a partilha de informações para diversificação da cadeia de fornecedores da ALNG e a promoção do empresariado nacional, como também reuniu várias empresas angolanas interessadas em estreitar relações comerciais com a fábrica angolana de processamento de gás natural.   

Durante o encontro, a empresa sediada na província do Zaire mostrou as suas previsões de contratação de bens e serviços para os próximos 24 meses, incluindo o horizonte temporal dos contratos e a data de execução dos serviços, nas áreas de manutenção e confiabilidade, tecnologias de informação, engenharia e construção, gestão da cadeia de aprovisionamento, qualidade, saúde, segurança e ambiente (QSSA), serviços gerais e outros.     

Nos últimos 2 anos, a empresa gastou cerca de $61 milhões na contratação de bens e serviços prestados por empresas residentes no país, das quais 90% estão situadas em Luanda, 5% no Soyo e 5% em outras províncias.     

Por outro lado, a ALNG SOMG, entidade responsável pela operação dos mais de 500 mil metros de pipelines que transportam o gás natural associado dos blocos petrolíferos para a fábrica, registou neste mesmo período pagamentos avaliados em $10 milhões aos fornecedores locais, dos quais 75% estão localizados em Luanda, 23% no Soyo e 2% em Cabinda.   

A empresa objectiva potenciar o conteúdo local, mas o desafio agora consiste em encontrar um equilíbrio entre as regras de compliance e a capacidade técnica e financeiras das empresas locais em prestar os serviços, sem descurar a necessidade de se manter os padrões internacionais de qualidade e segurança nas operações. As perspectivas da Angola LNG para o futuro são positivas, à medida que novos projectos de gás natural vão sendo desenvolvidos no país, permitindo a chegada de mais gás para a fábrica e o surgimento de novas oportunidades de negócios no mercado nacional e além-fronteira.  

A Angola LNG é um dos maiores projectos energéticos no continente africano e o primeiro projecto de LNG em Angola, fruto de uma parceria entre a Sonangol, Chevron, BP, Eni e TotalEnergies.  

A fábrica conta com uma capacidade de processamento de 5,2 MT/ano de LNG, sendo que actualmente fornece gás para mais de 30 países no mundo, para além de atender as necessidades do mercado doméstico.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here