A OCTOMAR e a CABSHIP assinaram no passado dia 08 de Junho em Luanda, um Memorando de Entendimento para a criação de uma nova empresa de apoio marítimo Offshore, na zona franca de Cabinda.
Tanto a Octomar como a Cabship terão um interesse participativo de 50% na Joint-Venture. Esta parceria entre as 2 empresas angolanas representa um avanço no Conteúdo Local em Angola, isso após a promulgação do recente Decreto Presidencial n.º 271/2020, que se tornou no no principal instrumento jurídico de promoção do Conteúdo Local no sector petrolífero em Angola.
No mercado há mais de 20 anos, a OCTOMAR é das principais empresas angolanas prestadoras de serviços na indústria de petróleo e gás, respondendo por mais de 50% do mercado de serviços de mergulho, destacando-se ainda nos serviços de apoio à construção, exploração e produção de campos petrolíferos, terminais oceânicos e serviços de suporte às FPSO e serviços subaquáticos, sendo que a empresa já conta com 2 subsidiárias, localizadas em Moçambique e nas Ilhas Maurícias.
Com sede na província de Cabinda, a também vencedora do Angola Oil & Gas Awards 2021, na categoria de Empresa do Conteúdo Local do Ano, a CABSHIP é uma empresa angolana de gestão e logística e de gestão da cadeia de abastecimento, a operar desde 2009, com uma vasta experiência em Petróleo e Gás, que vem aumentando a sua presença em diferentes partes do país, com o objectivo de se tornar num fornecedor de soluções integradas reconhecidas internacionalmente.
Na ocasião, Luis Lago de Carvalho, administrador executivo da OCTOMAR disse que “Cabinda foi a província que permitiu à nossa empresa crescer e, acima de tudo, formar a maior parte dos nossos mergulhadores. Temos continuado a operar em Cabinda, mas a partir da nossa base de Luanda e achámos que devíamos mudar esse quadro tendo agora encontrado um parceiro sólido, e com a mesma visão sobre o conteúdo local, como a CABSHIP, para o fazer. Com a criação da Zona Económica Especial de Cabinda decidimos finalmente avançar e este é o primeiro passo para o que esperamos venha a ser uma empresa local com bastante sucesso e muitos motivos de orgulho para todos.”
Por sua vez, João Filipe CEO da CABSHIP afirmou que esta parceria estratégica entre empresas de capitais angolanos, visa demonstrar o nosso compromisso de continuar a agregar valor na cadeia de valores de prestação de serviços ao sector petrolífero por parte das empresas angolanas. Vamos criar empregos especializados e de suporte. A CABSHIP e a OCTOMAR são empresas com bastante experiência no Oil & Gas, e estão prontas para capitalizar a nova vaga de oportunidades no offshore angolano e, quiçá, nos países vizinhos. E por último, continuaremos comprometidos com a excelência operacional a exceder as expectativas dos nossos clientes, prestando serviços de padrões internacionais”.
O futuro terminal marítimo do porto de Caio na província de Cabinda também está na mira da nova Joint Venture 100% angolana, que será registada na zona franca de Cabinda.
Tomei conhecimento, um consenso muito bem traçado.
Boa Tarde Caríssimo
Por favor estou precisando de um emprego
me ajudem só por favor não importa o tipo de trabalho mais desde que seja digno e não prejudicar ninguém está bom, mais por favor mesmo me ajudem
Bom dia Caríssimo estou aprocura de emrego, por favor me ajudem.
PRETENDO FAZER PARTE DA VOSSA EQUIPA