A Azule Energy, a maior empresa independente produtora de energia de Angola, contratou a Stone Ridge Technology (SRT), líder inovadora de computação GPU de alta performance, e criadora do software ECHELON para simulação de reservatórios, para atender as necessidades corporativas da Azule Energy.
Este contrato permitirá que a SRT forneça à Azule Energy acesso ilimitado ao simulador de reservatório industrial de maior desempenho do sector, alimentado por unidades de processamento gráfico (GPU).
A simulação de reservatórios é fundamental para compreender o fluxo subterrâneo de fluidos petrolíferos. Uma das características notáveis do ECHELON é a facilidade com que simula modelos que são compostos por múltiplos reservatórios conectados por uma rede de superfície, sem comprometer o desempenho.
Esta tecnologia proporcionará à Azule Energy uma visão sem paralelo dos seus complexos reservatórios offshore, facilitando a tomada de decisões e maximizando a recuperação e simplificação da gestão de activos, reduzindo assim os vestígios ambientais.
Leonardo Patacchini, Diretor Regional da SRT para a região EMEA, destacou que a implementação do ECHELON na Azule Energy está alinhada com a estratégia de transformação digital da empresa, oferecendo aos seus engenheiros a oportunidade de tirar proveito do poder ilimitado da computação GPU disponível em nuvem.
De acordo com Pedro Sebastião, Gestor de Reservatórios da Azule Energy, a utilização do ECHELON, um dos softwares de simulação de reservatórios mais rápidos do mundo, permitirá uma maior agilidade à equipe, melhoria na eficiência e tomada de decisões mais rápidas relacionadas à previsão e optimização do desempenho dos reservatórios. Isso, por sua vez, resultará na criação de valor tanto para a Azule Energy quanto para seus stakeholders.
A Stone Ridge Technology é uma empresa norte-americana sediada em Maryland que desenvolve e comercializa o ECHELON, o simulador de reservatório comercial mais rápido da indústria. A SRT construiu e optimizou o ECHELON desde o início para GPUs e paralelismo massivo de grão-fino. A empresa possui ampla experiência em ciência computacional, programação paralela e computação de alto desempenho.