Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Brent Ultrapassa a Barreira dos $100/Barril nos Mercados Futuros

Os preços futuros do petróleo bruto foram negociados em alta na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, quando sob o mercado pesaram as implicações de oferta das sanções ocidentais direcionadas contra a Rússia tão logo que o presidente Vladimir Putin ofereceu às regiões separatistas da Ucrânia, Donetsk e Luhansk, apoio estatal e militar no conflito com Kiev. 

O contrato futuro ICE Brent para entrega em Abril subiu $0,99/bbl (1%) e foi comercializado a $101.38/bbl, enquanto o contrato de petróleo light sweet da NYMEX WTI também para entrega em Abril subiu $1,10/bbl ( 1,19%) e foi comercializado a $96.37/bbl.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma “operação militar” na região de Donbass, na Ucrânia, em um discurso televisionado em 24 de Fevereiro, segundo a BBC. Várias explosões foram ouvidas na capital Kiev e em outros lugares da Ucrânia.

O crude ICE Brent tocou pela última vez a marca de $100/bbl em 9 de Setembro de 2014. Os $100/bbl é apenas um marco. Se a Rússia de facto montar uma invasão em grande escala, isso irá resultar numa escalada dos preços do barril de petróleo.

Os traders de petróleo estão atentos a uma potencial escalada nos conflitos que podem levar a restrições às exportações de petróleo da Rússia, adicionando restrições de oferta em um mercado já apertado. Se a crise na Ucrânia se aprofundar ainda mais, pode se transformar em uma crise de energia e elevar os preços do petróleo e do gás.

Um acordo nuclear iraniano, embora esperado dentro de dias, ainda exigirá vários meses para que o Irão aumente a produção até atingir a capacidade limite. Os preços do WTI deverão manter-se em torno dos $90/bbl até uma grande atualização com as negociações do acordo nuclear com o Irão ou se a nova Guerra Fria levar a um conflito militar efectivo. 

Os stocks de petróleo bruto dos EUA subiram 5,98 MMBBLS na semana encerrada em 18 de Fevereiro, de acordo com o American Petroleum Institute. Se confirmado pelos dados da Administração de Informações sobre Energia divulgados no final de 24 de fevereiro, isso marcaria o segundo aumento semanal consecutivo nos stocks de petróleo bruto. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, chamou a operação russa de “ataque não provocado e injustificado das forças militares russas”. “O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano”, disse ele à BBC. Espera-se por uma reunião dos G7 ainda na manhã de hoje, antes de serem anunciadas outras consequências para a Rússia. Haverá uma “resposta forte e unida” dos aliados da Otan para impedir qualquer agressão contra seus membros, informou a BBC.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes