Domingo, Outubro 2, 2022

China Registra Queda nas Exportações de Gasolina

Must read

As exportações de gasolina da China  caíram cerca de 20% em Maio , o menor nível desde Fevereiro de 2019, enquanto que as exportações do jet fuel caíram 62% no mesmo período, maior baixa dos últimos 5 anos de até 560.000 TM. 

O volume total de exportação da China dos 3 principais produtos derivados do petróleo, gasolina, jet fuel e o diesel sofreram um declínio de 25%, equivalente a 2,69 TM no mês de Maio, apesar das exportações do diesel terem aumentado 16,2% no mesmo período, para 1,45 TM. 

A Sinopec, maior exportadora de petróleo da China reduziu as suas exportações para mais da metade, tendo optado pela venda interna dos seus produtos, uma vez que os preços no mercado internacional estavam mais baixos devido aos bloqueios e os custos de frete que não compensavam. 

A PetroChina fez cortes ainda mais profundos nas exportações das suas 4 principais refinarias, exportando apenas 10.000 TM de gasolina em Maio, após ter atingido uma média de 1,28 TM/mês em 2019. 

A redução do jet fuel deve-se provavelmente às altas exportações feitas em Abril, que encheram os tanques de amazenamento nos aeroportos internacionais  da China e limitaram a disponibilidade para as remessas de Maio. 

Em Junho, à medida que os preços dos derivados de petróleo se recuperam no mercado asiático, o que incentiva as refinarias a elevar as suas exportações das baixas verificadas em Maio, para manter os stocks em níveis confortáveis, embora vender no mercado interno seja uma prioridade. 

Entre todos os produtos derivados de petróleo, a recuperação da demanda por gasolina é a mais forte na região, o que irá atrair mais exportações da China, olhando para o 3º trimestre, estima-se que a China deverá aumentar as exportações à medida que a demanda regional se recuperar e o stock de produtos domésticos aumentar devido ao alto rendimento. (Platts).

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes