Uma firma petrolífera foi multada mais de £1,16m naquela que foi uma das maiores multas deste género, resultante de um vazamento de gás no Mar do Norte.
O incidente aconteceu na plataforma petrolífera Brea Afpha da Marathon Oil, localizada a 155 milhas do nordeste de Aberdeen no Boxing Day 2015.
A companhia admitiu violações nos sistemas de prevenção de fogo/explosão, respostas à emergências e saúde e segurança. A firma foi multada pelo Aberdeen Sheriff Court.
Não houve feridos, as 100 pessoas que se encontravam na plataforma foram colocadas no módulo de acomodações.
Uma ruptura numa pipe permitiu o vazamento de mais de 2 toneladas de gás butano em alta-pressão, causando danos significativos. De acordo a HSE, a Marathon Oil falhou em não ter efectuado a devida inspecção ao trabalho na pipe, o que ajudaria a identificar o risco e evitar o incidente.
Este incidente serve para relembrar o perigo existente nas operações de produção de petróleo. Quando as regras não são seguidas de forma rigorosa, pode facilmente resultar em ameaça a vida humana.
A Marathon Oil confirma que a empresa foi multada em um caso relacionado ao vazamento de gás que ocorreu na plataforma Brae Alpha em 26 de Dezembro de 2015. A empresa cooperou totalmente com o HSE e cumpriu as medidas sugeridas no reporte de melhoria. (Oilandgaspeople).