O grupo de países produtores de petróleo da OPEP+ cumpriu em 103% com os cortes na oferta de petróleo em Janeiro, maior do que o cumprimento estimado em Dezembro.
Em Dezembro de 2020, o cartel da OPEP+ atingiu um grau de cumprimento geral com os ajustes de produção originais em 101%. Este nível de conformidade reforça a tendência de alta conformidade dos países membros.
Em janeiro de 2021, os 10 membros da OPEP vinculados ao pacto alcançaram 108% de conformidade, enquanto o grupo de produtores não-OPEP, liderados pela Rússia, cumpriu com os cortes em 95% em Janeiro e 93% em Dezembro.
Os painéis OPEP+ estimam as taxas de conformidade calculando a média das estimativas de produção de 6 fontes secundárias independentes.
O maior produtor do grupo não pertencente à OPEP, a Rússia, visou 100% de conformidade, de acordo com o Vice-primeiro-ministro Alexander Novak. A Rússia foi apenas um dos dois membros do grupo OPEP+, ao lado do Cazaquistão, que teve permissão para aumentar sua produção de petróleo em 65.000 bpd em Fevereiro e Março, enquanto todos os outros devem manter a produção estável e a Arábia Saudita cortou em 1 mbpd além de sua cota neste mês e no próximo.