A petrolífera norte-americana ConocoPhillips, divulgou seus lucros referente ao 2º trimestre do ano em curso que superaram as estimativas, devido a alta de preços das commodities e ao aumento da produção de petróleo e gás.
A empresa registou um lucro ajustado de $1,7 biliões, ou $1,27 por ações, acima dos valores alcançados no período homólogo, de $1,10 por ações e com uma perda ajustada de $1 bilião ou $0,92/ações.
A ConocoPhillips beneficiou-se da subida dos preços das commodities, o que permitiu gerar mais do que o dobro das receitas de petróleo e gás, e também com o aumento de 566.000 BPD nos volumes da sua produção actual. Com a excepção da Líbia, a produção foi de 1,547 MBPD devido a redução de cortes na produção tal como ocorrido no 2º trimestre de 2020, e a nova produção dos estados adjacentes aos EUA.
A produção de petróleo de xisto da companhia foi em média 794.000 BPD no 2º trimestre de 2021 , incluindo 435.000 BPD do campo Permian, 227.000 BPD do Eagle Ford e 95.000 BPD do Bakken. A empresa realizou vendas do barril de petróleo a um preço médio total de $50,03/bbl, o que representa um salto massivo de 117% em relação aos preços realizados em 2020, refletindo assim, preços de mercado mais altos e realizações aprimoradas.
A ConocoPhillips tem uma base de activos mais forte e flexível e uma maior eficiência subjacente, resultante da aquisição da companhia Concho Resources e do trabalho de reestruturação em progresso em toda empresa.
A companhia, torna-se na mais recente do sector de petróleo e gás dos EUA a superar as expectativas do 2º trimestre, depois que a ExxonMobil e a Chevron reportaram ganhos mais altos do que o esperado, na qual a Chevron retomou as compras de ações após obtenção de um lucro acima das expectativas.