A empresa italiana de petróleo e gás Eni realizou a cerimônia de nomeação e partida da Coral-Sul FLNG no estaleiro Samsung Heavy Industries em Geoje, Coréia do Sul.
Com uma capacidade de 3,4 milhões de toneladas de LNG/ano, o navio FLNG ficará localizado na bacia do Rovuma, na costa de Moçambique. É a primeira instalação flutuante de LNG a ser implantada em águas profundas no continente africano.
Sua produção terá início no 2º semestre de 2022 e contribuirá para aumentar a disponibilidade de gás natural no país. O projeto Coral South alcançou a Decisão Final de Investimento em 2017. A construção do casco FLNG e dos módulos topside começaram em Setembro de 2019. O casco foi lançado em janeiro de 2020, seguido pelo levantamento do primeiro módulo topside em Maio de 2020.
A Samsung Heavy Industries foi responsável por todo o processo de construção da embarcação; do projeto do casco ao comissionamento, bem como do projecto de produção e fabricação do topside. Até a data, o estaleiro da Samsung construiu três dos quatro pedidos de FLNG feitos em todo o mundo.
Este projecto se encaixa integralmente dentro da estratégia de transição energética da Eni, à medida que avançamos em direção a um futuro energético descarbonizado. Além disso, o projecto Coral-Sul FLNG implementou uma abordagem de optimização de energia, integrada ao projecto por meio de uma análise sistemática de melhorias na eficiência energética. Estes, entre outros, incluem:
- Zero queima de gás durante as operações normais
- Uso de turbinas a gás aeroderivadas com eficiência térmica para compressores de refrigeração e geração de energia;
- Uso da tecnologia Dry Low NOx para reduzir a emissão de NOx;
- Sistemas de recuperação de calor residual para processamento de gás.