Os contractos futuros de petróleo subiram na manhã desta terça-feira, em meio de sinais de baixa oferta, mas as incertezas geopolíticas entre EUA-China e o surto do coronavírus limitam os ganhos.
Os contractos futuros do ICE Brent para entrega em Julho subiram $0,35/bbl (0,99%), e foram comercializado a $ 35,88/bbl, enquanto o contracto do NYMEX WTI para entrega em Julho subiu $0,78/bbl (2,35% ), e foi comercializado a $34,03/bbl.
O petróleo bruto NYMEX não foi negociado na segunda-feira por causa do feriado do Memorial Day nos EUA. As recentes baixas nos estoques de petróleo dos EUA, diminuição das plataformas de petróleo e diminuição da produção de petróleo de xisto ajudaram a acalmar as preocupações com o excesso de oferta.
A produção de petróleo dos EUA, que totalizou 11,5 mbpd na semana passada, foi a mais baixa desde Outubro de 2018, uma queda de 1,6 mbpd em relação ao pico alcançado em meados de Março. As empresas de perfuração norte-americanas também reduziram mais 21 plataformas de petróleo na semana de 22 de Maio. A contagem total de sondas foi reduzida para 318, a menor desde 1940.
Mas, apesar dos sinais de desaceleração da produção, o mercado continuou preocupado com as crescentes tensões entre os EUA e a China.
O presidente dos EUA, Donald Trump, continuou a atacar a China por manipulação ao surto de COVID-19. O ministro das Relações Exteriores da China levantou a possibilidade de uma nova guerra fria. As coisas tendem a ficar incrivelmente instáveis, pois a alta da narrativa de reabertura do petróleo continuará sendo desafiada pelas tensões EUA/China. (Platts).