Os preços futuros do petróleo sofreram um aumento durante as negociações do meio desta manhã, mantendo os ganhos durante a noite, já que dados positivos da Administração de Informações de Energia dos EUA forneceram algum alívio do ataque contínuo de factores negativos.
Os contratos futuros do crude ICE Brent para entrega em Dezembro foram negociados a $42,30/bbl,, enquanto o contracto do petróleo leve doce NYMEX WTI de Novembro, foi negociado a $40,17/bbl, uma queda de $0,5/bbl ( 0,12%). Ambos os marcadores internacionais de petróleo encerraram o trading de 30 de Setembro significativamente em alta, com o contracto de Dezembro para o Brent e o contrato de Novembro para o WTI subindo 1,78% e 2,37% no dia, fechando a $42,30/bbl e $40,22/bbl respectivamente.
O relatório da EIA mostrou que durante a semana encerrada em 25 de Setembro, os estoques de petróleo dos EUA caíram 1,98 mmbbls para 492,43 mmbbls, apenas 12,4% acima da média de 5 anos, tornando-se no menor registo desde o final de Maio.Os dados também revelaram que os estoques de destilados dos EUA baixaram 3,18 mmbblss, apesar de um aumento de 1% na taxa de utilização das refinarias para 75,8% da capacidade de refino, totalizando um aumento de 680.000 barris nos estoques de gasolina.
No entanto, após o ressurgimento de uma segunda vaga do coronavírus, e em meio ao ruído do novo pacote de estímulo dos EUA, o sentimento permanecerá sensível ao fluxo de informações sobre o coronavírus e as perspectivas para a economia global. Ainda existem algumas incertezas do lado da oferta, já que as ameaças de excesso de oferta de membros da OPEP + como a Líbia e a Rússia continuam a pairar no ar. (Platts).