Domingo, Outubro 2, 2022

Desaceleração Económica Global Obriga OPEP+ a Cortar Produção de Petróleo

Must read

A OPEP+ concordou em fazer um corte simbólico na produção de petróleo referente ao mês de Outubro, uma decisão surpresa que mostra que a aliança está a busca da estabilização dos mercados globais, em meio a deterioração da situação macroeconómica mundial e os desenvolvimentos da grande disputa entre a Rússia e o Ocidente por conta da guerra na Ucrânia. 

O grupo reduzirá a produção em 100 KBPD no próximo mês, levando a produção de volta aos níveis observados em Agosto. Embora vários membros da coalizão tenham sinalizado apoio a tal medida, incluindo a Arábia Saudita, a Rússia pelo contrário se mostrou relutante em concordar com essa resolução. 

A decisão reverte exactamente o aumento de Setembro que foi feito em resposta às súplicas do presidente dos EUA, Joe Biden, para ajudar a reduzir os preços do barril de petróleo. Esse corte de produção poderá suscitar algumas preocupações para as nações consumidoras, à medida que lidam com o aperto inflacionário dos preços do crude em torno dos $95/bbl e a perspectiva de uma crise de energia no inverno.  

Os mercados estão a caminho de sofrerem perturbações severas com relação a restrição da oferta global de petróleo, já que a União Europeia sancionou o petróleo russo por conta do conflito na Ucrânia. Por outro lado, a reduzida capacidade de produção de muitos membros da OPEP e a incerteza política na Líbia e no Iraque devem contribuir para a exacerbação do fornecimento a curto prazo.  Durante as suas reuniões mensais, os membros da OPEP+ discutiram sobre os apelos do Ocidente para aumentar a produção, a fim de conter a subida dos preços do crude e enfrentar a pior inflação económica das últimas décadas. 

No entanto, a estratégia de cortar a produção colide um pouco com a própria perspectiva da organização. A análise de um comitê da aliança OPEP+ que se reuniu no dia 31 de Agosto mostrou que a demanda global será maior do que a oferta no 4º trimestre, fazendo com que os stocks reduzam a uma taxa de 300 KBPD.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes