Um grupo de empresários angolanos do ramo de prestação de serviços ao sector petrolífero, esteve presente no evento denominado Namíbia Oil & Gas Conference, que decorreu nos dias 16 e 17 de Agosto, em Windhoek. O evento reuniu entidades do governo namibiano, líderes empresariais e especialistas interessados em explorar oportunidades de negócios no emergente mercado de Oil & Gas namibiano.
A delegação angolana liderada pela empresa Sonils, focou-se na identificação de potenciais parceiros e oportunidades de investimentos, requisitos legais, cadeia de valor, financiamento e desenvolvimento do capital humano. Para além da Sonils, fizeram também parte da comitiva as empresas Tecsep, Kwanda Base e Octomar, que em conjunto exploraram oportunidades de negócios, bem como, mostrar o potencial do empresariado angolano do sector de Oil & Gas.
Desde o início do corrente ano, as grandes multinacionais Shell e TotalEnergies anunciaram descobertas no offshore da Namíbia. A TotalEnergies SE fez uma grande descoberta em Fevereiro na costa da Namíbia. Três semanas após a Shell Plc ter anunciado uma descoberta naquela região do sudoeste de África. O país pode iniciar a produção por volta de 2030 ou um pouco mais cedo se as avaliações das recentes descobertas apoiarem as estimativas iniciais e, é claro, as principais empresas se comprometeram em desenvolver essas descobertas, tornando a Namíbia no principal destaque da indústria de petróleo e gás africana e do mundo.
Com mais de 50 anos de produção de petróleo e gás, Angola já conta com alguns empresários com anos de experiência na prestação de bens e serviços no sector petrolífero. Tanto a Sonangol como a Sonils e Kwanda Base, estão de olhos no negócio de implementação de bases logísticas na Namíbia, enquanto outras empresas angolanas procuram oportunidades em serviços especializados inspecção de equipamentos, procurement e serviços marítimos.
Angola e Namíbia buscam um caminho de colaboração estratégica no sector petrolífero, após a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e Ministério das Minas e Energia da Namíbia, que visa impulsionar o desenvolvimento económico e aprofundar as relações bilaterais.