Domingo, Outubro 2, 2022

EUA Cria Um Escritório Dedicado Às Energias Limpas

Must read

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) anunciou oficialmente a criação de um Escritório exclusivamente focado nas energias renováveis que irá contar com um financiamento federal de cerca de $21,5 biliões, no qual, a maior fatia foi alocada para o hidrogênio verde, numa tentativa de realizar o maior número de projectos inovadores de tecnologia com uma baixa emissão de carbono.

O novo escritório irá implementar as tecnologias de energia limpa do laboratório para as economias locais e regionais em todo o país, provando o valor das tecnologias que podem ser úteis às comunidades, empresas e mercados.

A administração do presidente Joe Biden vê o novo escritório como uma construção da liderança em pesquisa e desenvolvimento de energia mais limpa dos EUA e ao mesmo tempo, preencher uma lacuna crítica de inovação face às emissões de carbono e atingir a meta zero até 2050.

Entre as tecnologias que o escritório pretende demonstrar e aumentar a sua escala estão nomeadamente os reatores nucleares avançados, captura direta de carbono, armazenamento de energia, hidrogênio verde e redução das emissões industriais.

A maior fatia do financiamento de cerca de $9,5 biliões será alocado para estabelecer 4 centros regionais e um programa de manufatura e reciclagem, além de demonstrar e comercializar tecnologias promissoras face ao hidrogénio verde.

O H2 renovável já vem a ser o foco da primeira das iniciativas da energy earthshot do DOE, que visa reduzir o custo de produção do combustível verde em 80% na próxima década.

A captura de carbono vem em 2º lugar, com cerca de $3,5 biliões para projetos pilotos e de demonstração, seguidos por $2,5 biliões para a demonstração de reatores nucleares avançados, além de se focar no desenvolvimento da energia marinha, considerada uma das fontes mais promissoras de energia limpa.

Também serão alocados cerca de $355 milhões na pesquisa de reservas potenciais de minerais críticos nos EUA, como elementos raros e principalmente o lítio, empregados na fabricação de baterias e ímãs para turbinas eólicas offshore.

De acordo com o DOE, os projectos de demonstração totalizando biliões de dólares de investimento serão localizados em áreas rurais e comunidades economicamente atingidas, um foco da iniciativa Justice40 de Biden que visa fornecer 40% dos benefícios dos investimentos em energias limpas para aquelas áreas que estão a experimentar o primeiro e o pior dos impactos das mudanças climáticas.

O Escritório para Energias Limpas é a última peça de um quebra-cabeça verde projetado para apoiar a agenda climática e energética de Biden, que encontra-se atualmente sob pressão no Senado, depois da manifestação de não-apoio ao pacote legislativo por parte de um senador democrata.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes