O senador republicano da Dakota do Norte enviou uma carta ao presidente Trump a pedir um embargo ao petróleo da Rússia, Arábia Saudita e outros países da OPEP.
É entendimento dos oficiais americanos que as nações estrangeiras estão a usar o ambiente da disseminação mundial do COVID-19 para inundar o mercado com petróleo e prejudicar os produtores domésticos de energia.
A Arábia Saudita, a Rússia e os Emirados Árabes Unidos prometeram aumentar a produção de petróleo a partir do dia 1 de Abril, após o término do acordo de corte de produção da OPEP+. A Arábia Saudita já se preparou para fornecer vários carregamentos de petróleo no mercado a baixo preço.
Dos 284,3 mmbbls importados pelos EUA em Dezembro de 2019, 43,7 mmbbls são oriundos de alguns países da OPEP, 14,5 mmbbls provenientes da Arábia Saudita e 21,5 mmbbls da Rússia.
Somente o petróleo embargado da Arábia Saudita e da Rússia significaria uma perda de 1,166 mbpd usando as taxas de importação de Dezembro, comparado aos 4,784 mbpd do Canadá e 641.000 bpd do México.