Domingo, Outubro 2, 2022

Explosão de Oleoduto na Turquia Provoca Aumento nos Preços do Petróleo

Must read

Os preços futuros do petróleo voltaram a subir pelo segundo dia consecutivo devido às novas interrupções no fornecimento de petróleo, resultantes da explosão de um importante oleoduto na Turquia que subtraiu mais de 400 KBD na oferta de petróleo nos mercados internacionais. 

O contrato futuro ICE Brent para entrega em março subiu $1,13/bbl (1,29%) em relação ao fecho anterior e foi comercializado a $88,64/bbl, enquanto o contrato para entrega em fevereiro da NYMEX WTI light sweet crude subiu $1,32/bbl (1,55%) e fixou-se em $ 86,75/bbl.

O fluxo de petróleo ao longo do oleoduto Kirkuk-Ceyhan foi interrompido após uma explosão ocorrida no dia 18 de janeiro, em uma parte do oleoduto perto da cidade de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia. O oleoduto transporta cerca de 450 KBD do norte do Iraque para o porto mediterrâneo de Ceyhan.     A interrupção é bastante considerável, uma vez que não há cronograma sobre a rapidez com que as operações voltarão ao normal, embora o incêndio tenha sido controlado.

Este mais recente acontecimento veio na sequência das interrupções no fornecimento de petróleo na América do Norte, Líbia e Cazaquistão, que de certa forma têm impactado significativamente o mercado global de petróleo e aumentado as preocupações com relação ao aperto na oferta de crude no curto e longo prazo. A previsão é que as condições climáticas severas atinjam o Texas nos próximos dias, representando uma ameaça adicional ao fornecimento de petróleo.

Espera-se que o mercado de petróleo fique ainda mais apertado à medida que a demanda asiática melhorar e muitos países começarem a ultrapassar o pico da variante ómicron da covid-19.

SourcePlatts
- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes