Os preços futuros do petróleo bruto subiram no meio da manhã desta segunda-feira, 30 de Agosto, depois do furacão Ida nos EUA ter forçado o encerramento de mais de 95% da produção de petróleo do Golfo do México, assim como a desvalorização do dólar americano conforme as últimas indicações da Reserva Federal dos EUA.
O contrato futuro da ICE Brent para entrega em Outubro subiu $0,35/bbl (0,48%) em relação ao fecho anterior e foi comercializado a $73,05/bbl, enquanto o contrato de petróleo leve doce leve NYMEX WTI também para entrega em Outubro subiu $0,3/bbl (0,06%) e foi comercializado a $68,77/bbl.
Os preços do crude foram negociados em alta devido ao furacão Ida que obrigou a evacuação das plataformas offshore e restringiu um limite no fornecimento de petróleo no curto prazo. O furacão Ida foi atualizado para um furacão de categoria 4 pelo US National Hurricane Center em 29 de Agosto, com ventos máximos de 150 mph antes de atingir o sul de New Orleans pouco antes do meio-dia, tornando-se numa das tempestades mais poderosas que já atingiu a Costa do Golfo dos EUA.
O Bureau de Segurança e Fiscalização Ambiental dos EUA informou que 95,65% ou cerca de 1,741 mbpd do Golfo dos EUA foram fechados, bem como 93,75% ou 2,091 Bcf/d dos 2,2 Bcf/d da produção de gás natural daquela região. Estima-se que 288 plataformas offshore foram evacuadas.
Não obstante, verificou-se também uma desvalorização do dólar americano, abrindo a possibilidade de se começar a reduzir o programa de compra de títulos do banco central antes do final do ano.
Em meio à alta dos preços do petróleo, os observadores do mercado petrolífero permanecem cautelosos antes da reunião da aliança OPEP+ marcada para 1 de Setembro.