Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Gigantes do Petróleo Negam Pagar o Crude Contaminado da Rússia

A Total e a Eni suspenderam qualquer pagamento as companhias russas que venderam o petróleo contaminado através da pipeline Druzhba, numa nova controvérsia que os traders consideram como sendo “a maior disrupção de oferta de petróleo da Rússia”.

No mês passado, a Rússia teve que interromper o fornecimento de crude por via da Druzhba pipeline a vários países europeus, devido a questão da contaminação. O petróleo foi contaminado com cloro orgânico, uma substância usada na produção para aumentar a descarga, mas é perigosa para os equipamentos das refinarias quando são usadas em grandes quantidades. Os montantes deste químico encontrados no crude russo encontravam-se a níveis altíssimos, muito acima do permitido.

As autoridades russas esperam que a situação volte à normalidade na segunda quinzena de Maio. A Transneft, operadora da pipeline, irá compensar seus clientes pelas perdas que tiveram como consequência da contaminação do crude.

O fornecimento via Druzhba pipeline é feito de acordo a lei russa, em que os compradores primeiro pagam e se não estiverem satisfeitas com a qualidade do petróleo, eles podem reclamar e receber compensações.

Várias companhias incluindo a Eni e a Total, informaram seus fornecedores russos, incluindo a Rosneft, que elas não irão fazer o pagamento pelo crude contaminado previsto para 15 de Maio. Estes compradores estão apenas disponíveis para pagar uma vez que se retorne o fornecimento de crude limpo e todas as questões de contaminação forem ultrapassadas.

A contaminação do crude russo causou alguns constrangimentos em algumas refinarias europeias. Por exemplo, a Total teve que conduzir inspeções técnicas na sua refinaria Leuna na Alemanha, que tem uma capacidade de 230.000 bpd.

Enquanto isso, traders como a Vitol e a Unipec, tentam vender o crude contaminado recusado pelas refinarias europeias às refinarias asiáticas.  As refinarias independentes chinesas são o principal alvo, o problema estará apenas no valor de venda, uma vez que este crude deverá ser diluído para diminuir o teor de cloro de formas a ser refinado. (Oilprice).

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes