Terça-feira, Agosto 9, 2022

II Jornadas Técnico-Científicas da Associação Angolana de Mulheres em Geociências

Must read

Na passada quarta-feira, 7 de Agosto de 2019, pelas 09h, no anfiteatro do hotel Diamante, em Luanda, realizou-se as 2ªs Jornadas Técnico-Científicas da Associação Angolana de Mulheres em Geociências, abreviadamente “AAMG”, sob o lema: “O Impacto das Mulheres nas Geociências”.

A actividade teve por objectivo promover a AAMG e também o lançamento da Xª Conferência Internacional da Associação Africana das Mulheres Geocientistas que realizar-se-á de 27 a 31 de Julho de 2020 em Luanda/ Angola, sob a égide da AAMG e do Governo de Angola.

Pela importância de que se reveste o evento, para além dos membros da associação, foram participantes nesta actividade os seguintes convidados: Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Secretários de Estados, Presidentes de Conselhos de Administração, Directores gerais e técnicos de empresas minerais e petrolíferas e de áreas afins.

 Dois painéis guiaram as jornadas, o primeiro foi direcionado a exploração petrolífera, a exploração dos minerais sólidos, particularmente os diamantes e questões relacionadas a gestão ambiental. No que diz respeito aos hidrocarbonetos, relativamente a produção do petróleo nacional, apresentou-se as razões da necessidade da reestruturação do sector petrolífero, apontando para as metas do executivo angolano para os próximos anos. Quanto a exploração dos minerais sólidos, foi apresentado o estado actual da exploração dos mesmos, apresentou-se de forma particular o projecto CATOCA, questões ambientais de cada actividade, quer seja gerada pela exploração petrolífera, quer pela exploração de minerais sólidos, sua influência no meio ambiente, e possíveis soluções para a mitigação dos problemas.

As Geociências possuem uma contextualização dinâmica, pois com o evoluir das sociedades, novas ciências surgem em detrimento das dinâmicas do planeta. Por este facto, o segundo e último painel, com destaque para a Xª Conferência Internacional Africana, reforçou a necessidade da humanidade saber acompanhar a dinâmica destas ciências importantes, fazendo um uso racional dos recursos disponíveis, por formas a que estes mesmos recursos não sejam usados apenas pelas gerações presentes, mas que englobe também as gerações futuras.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes