Domingo, Outubro 2, 2022

Maior Refinaria de África Entra em Operação no 2º Semestre de 2022

Must read

A refinaria Dangote da Nigéria, considerada como a maior refinaria de África, com uma capacidade de processamento de 650 KBPD, encontra-se na fase de testes e deve estar totalmente pronta para iniciar as operações no 2º semestre deste ano, já que a conclusão dos testes está prevista para o 3º trimestre do corrente ano.  

Após o anúncio da construção desta importante refinaria pela primeira vez em 2013, a data de arranque do projecto foi constantemente adiada, devido a vários factores incluindo desafios com o financiamento e posteriormente o surto da pandemia da covid-19, que desencadeou uma série de medidas de bloqueios que levaram à suspensão de vários projectos naquele país.

A refinaria está avaliada em $13 biliões e é extremamente crucial para a Nigéria, que depende fortemente da importação de combustível para suprir as suas necessidades. Neste sentido, o governo local tem olhado para conclusão desta grande infraestrutura como um escape que ajudará o país a reduzir severamente a sua dependência das importações de combustível. 

Em agosto de 2021, o governo nigeriano por meio da estatal Nigerian National Petroleum Corp. – NNPC, anunciou a aquisição de 20% de participação no projecto da refinaria de petróleo Dangote, uma estratégia para obter acesso à maior refinaria de África e tornar o país menos dependente das importações de combustível. Como parte do acordo, a NNPC deverá fornecer 300 KBD de petróleo para a refinaria. 

A Nigéria importa cerca de 1,25MT/mês de gasolina para compensar a falta de capacidade interna de refinação. As importações têm um custo enorme na forma de subsídios governamentais destinados a manter baixos os preços dos combustíveis domésticos. Atualmente todas as refinarias do país encontram-se paralisadas apesar de possuírem uma capacidade de refino de 445 KBD.

A refinaria Dangote está localizada nos arredores da capital comercial da Nigéria, Lagos, e foi projetada para processar 12 tipos de petróleo e deverá produzir 327 KBPD de gasolina, 244 KBPD de gasóleo, 56 KBPD de querosene de aviação, bem como 290 TM/ano de GLP quando estiver totalmente operacional e vai produzir adicionalmente 830 TM/ano de polipropileno, 600 TM/ano de slurry, 290 TM/ano de propano e 38 TM/ano de enxofre.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma refinaria com grande capacidade de transformação do petróleo para estrair os derivados, é algo muito importante para Angola, ainda por mais na própria provincia onde é a maior exploradora! O segredo é uma boa fiscalização, segurança e trabalho com onestidad. Amo o meu país Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes