Nos EUA, encontrar espaço para armazenar petróleo tornou-se um desafio tão grande que o valor de referência do WTI caiu abaixo de zero em Abril último.
A China preocupo-se e armazenar petróleo barato durante período de fraca demanda, tendo desempenhado um importante papel na recuperação do mercado global de petróleo, com a compra duma parcela significativa do petróleo em excesso no mercado.
Em Março, os EUA prometeram apoiar os produtores de petróleo e comprar cerca de 30 mmbbls para a Reserva Estratégica de Petróleo do país.
A grande maioria do petróleo que chegou à China nas últimas semanas foi comprado entre os meses de Abril e Maio, quando os preços baixos provocaram uma acumulação de navios petroleiros no mar. Mas a questão da concentração de navios petroleiros nas águas chineses não prende-se pelo facto da baixa capacidade de armazenamento, mas sim relacionada ao congestionamento do terminal. Há muitos navios a chegar e não conseguem escoar rapidamente o crude, levando os petroleiros a esperar entre 15 a 20 dias para fazerem a descarrega.
A capacidade de armazenamento de petróleo da China encontra-se a 69% da sua capacidade total , com 33,4 TM armazenadas em Abril e Maio, um aumento de 24% em relação a 2019, apenas 1% do limite de 70% que os especialistas vêm como o limite da capacidade interna do país.
A quantidade de petróleo armazenado pode chegar ao pico no final do corrente mês, já que a demanda por combustível do país continua lenta. Espera-se uma recuperação da demanda. Caso não aconteça, poderá traduzir-se em grandes problemas para as unidades de armazenamento da China. (Oilprice).