Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

Moçambique Vai Criar Um Fundo Soberano

Moçambique planeia criar um fundo soberano previsto para entrar em operação ainda em Outubro do ano corrente, enquanto se prepara para iniciar as exportações de gás natural estimadas a gerar receitas para o país na ordem dos $96 biliões.

As autoridades competentes encontram-se já no processo de finalização do projecto de lei que regerá a gestão do fundo com a garantia de que o projecto esteja operacional antes que as primeiras exportações de LNG de Moçambique comecem a fluir até Outubro. O Banco Central de Moçambique publicou em Outubro de 2020 uma proposta do melhor modelo adequado para o fundo, com o principal objectivo em acumular verbas significativas e contribuir para a estabilidade fiscal face à volatilidade dos preços das commodities . Sob esse plano, metade das receitas do estado provenientes da exportação do gás deverá ser alocado para o fundo e o restante para o orçamento do governo durante as 2 primeiras décadas de produção de LNG.

Desde então, os 2 maiores projeCtos de exportação desenvolvidos pela TotalEnergies SE e ExxonMobil Corp. Estiveram em stand-by devido a insurgências filiada ao Estado Islâmico, enquanto os preços do combustível dispararam desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

A TotalEnergies deve retomar o seu projecto avaliado em cerca de $20 biliões para produzir cerca de 13,1 MT de LNG/ano, uma vez que a situação de segurança melhorou na província de Cabo Delgado. A ExxonMobil deve estar pronta para tomar uma decisão final de investimento em seu projecto ainda maior, uma vez que a TotalEnergies levante a força maior.

1 COMENTÁRIO

  1. Como Moçambicana só tenho que desejar que todos os projectos que envolvam Moçambique e todos os países africanos envolvidos nesta área obtenham os maiores sucessos para o bem e o desenvolvimento de cada País.
    Gostaria de me apresentar: Sou Clara Gago da Câmara Mirante, nasci e estudei em Moçambique, sou Técnica Superior Especialista Principal de Análises Clínicas e sempre pronta a desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes