Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

NextEra Energy Torna-se Mais Valiosa do que a Chevron e a Exxon

A Chevron ultrapassou a ExxonMobil como a maior empresa de petróleo da América em valor de mercado. Trata-se da primeira vez que a gigante com sede no Texas foi destronada desde que começou como Standard Oil, há mais de um século. 

A Exxon tem lutado para gerar fluxo de caixa suficiente para pagar as despesas de capital, o que a deixou dependente de dívidas  e a pressionar os seus dividendos anuais de 15 biliões. 

A major perseguia uma série de projetos caros que prometiam um crescimento após anos de produção estagnada, tornando-se num entrave no seu fluxo de caixa quando a pandemia surgiu, enquanto que a Chevron se saiu relativamente bem, atingiu um balanço patrimonial mais forte entre os seus parceiros da Big Oil. 

O maior produtor mundial de energia eólica e solar já ultrapassou as grandes petrolíferas, a liderar uma recuperação espetacular nos estoques de energia. A NextEra terminou a semana passada com uma capitalização de mercado de $145,5 billiões em comparação com os 141,6 biliões da Exxon, e no mês de Setembro a NextEra passou a Chevron, agora avaliada em 142 biliões. 

As acções da Exxon caíram mais de 50% este ano, e o seu prejuízo no 2º trimestre foi o pior da era moderna. Em Agosto, a major foi retirada  do índice Dow Jones Industrial Average. A Chevron, por sua vez, saiu relativamente bem em meio a uma recessão alimentada pela Covid-19, emergindo com um balanço patrimonial mais forte entre seus pares do Big Oil. Foi capaz de concluir a sua aquisição de $5 biliões da Noble Energy Inc. A NextEra emergiu como o utilitário mais valioso do mundo, em grande parte por apostar alto em energias renováveis, especialmente na energia eólica. As suas acções subiram mais de 20% este ano com uma expansão agressiva e com planos de aumentar o seu portfólio de energias renováveis para 30 gigawatts, o suficiente para abastecer 22,5 milhões de residências.  

Os investidores endossaram a estratégia de energia limpa da NextEra, vendo o percurso da energia renovável a se tornar popular e desejável. Pelo menos uma dúzia de estados dos EUA têm políticas que irão acabar por exigir redes de energia completamente limpas, e o candidato presidencial democrata Joe Biden propôs um sistema elétrico verde nos EUA em até 15 anos. (Worldoil).

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes