Domingo, Julho 3, 2022

Omã Com Superávit de $930 Milhões

Must read

O Omã registou um superávit orçamental de $930 milhões no final do 1º trimestre de 2022, justificado por um aumento significativo nas receitas petrolíferas em mais de 70%, impulsionado pela alta dos preços do petróleo nos mercados internacionais, depois de ter observado um déficit nas receitas fiscais no ano passado. 

Em Março, a produção de petróleo do membro do Conselho de Cooperação do Golfo – GCC atingiu uma alta de 2 anos, tendo cumprido com a sua quota de produção estipulada no acordo da OPEP+ pela primeira vez em 2022. A produção de petróleo de Omã foi de cerca de 1,04 MBPD no mês de Março, um nível de produção que o país não atingia desde o mesmo período de 2020. As exportações de petróleo do país do golfo aumentaram 18% no final de Março, em comparação ao período homólogo, sendo que as vendas para a Coreia do Sul aumentaram mais de 99%.  

Embora a produção de gasolina padrão tenha aumentado em pouco mais de 27%, o país assistiu a uma redução de 25% na produção das refinarias em relação ao ano anterior.  Se comparado a 2021, a produção de combustível M-95 caiu 34,3% em relação ao ano anterior, com uma queda de 12,3% nas vendas locais e 18,6% nas exportações. A produção de diesel caiu quase 37%, enquanto as vendas locais aumentaram 2% e as exportações caíram quase 56%. Para o combustível de aviação, a produção teve uma queda de 6%, mas um aumento de mais de 75% nas vendas locais, embora tenha registado uma queda de 17% nas exportações. 

Os altos preços do petróleo resultaram num grande ganho inesperado para as economias do GCC, apesar da OPEP não ter conseguido aumentar a produção de petróleo, por conta da incapacidade de muitos dos seus membros e as preocupações com a demanda futura.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes