Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

OPEP Conta Com Novo Secretário Geral

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo nomeou nesta segunda-feira 3 de janeiro, Haitham Al-Ghais, um ex-governador da OPEP no Kuwait, como seu novo secretário geral, para suceder Mohammad Barkindo da Nigéria, que ocupa o cargo desde 2016, onde contribuiu significativamente para a criação da aliança entre a OPEP e os outros produtores de petróleo. 

O secretário geral eleito da OPEP afirmou que uma das suas principais prioridades é apoiar a continuação do pacto entre o grupo, a Rússia e os outros produtores externos, já que a manutenção constante dos laços entre a OPEP e os seus associados é do interesse mais amplo da indústria petrolífera a nível mundial. O veterano da OPEP, Haitham Al-Ghais, deve assumir o cargo a partir de 01 de agosto, após o término do 2º mandato de 3 anos do secretário geral cessante, Mohammad Barkindo.

Embora a coalizão OPEP+ tenha recebido crédito por estabilizar o mercado com seus cortes recordes de produção que agora estão a ser revertidos gradualmente, o grupo também recebeu muitas críticas dos EUA e de outros países consumidores por restringir a oferta ao ponto de provocar um aumento substancial dos preços internacionais do petróleo, um impasse que pode vir a ser um dos novos desafios do secretário geral eleito.  

Com uma carreira de 30 anos na indústria, Haitham Al-Ghais é um rosto conhecido e muito querido entre as delegações da organização, sendo que serviu como governador da OPEP no Kuwait, dirigiu o Comitê Técnico Conjunto Consultivo da OPEP+ em 2017 e foi presidente do comitê de auditoria interna da OPEP de 2018-2021.

Por outro lado, Mohammad Barkindo é uma das autoridades petrolíferas mais renomadas da África e tem uma longa história na OPEP. Com certeza, o diplomata nigeriano cessará a sua função com o sentimento do dever cumprido e deixará um grande legado para o grupo por ter desempenhado um papel fundamental na expansão dos esforços históricos da OPEP a fim de apoiar a estabilidade do mercado petrolífero por meio do diálogo e cooperação aprimorada com muitas partes interessadas no sector energético global. 

O secretário geral cessante, Mohammad Barkindo, endereçou palavras de encorajamento ao seu sucessor e manifestou a sua prontidão para ajudá-lo na transição e adaptação à nova função.

SourceReuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes