Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

OPEP Pressiona Membros Incumpridores

A Arábia Saudita redobrou os esforços pelo cumprimento da OPEP+, pressionando os violadores das quotas da aliança para compensar o excesso de produção de petróleo bruto com cortes mais profundos nas próximas semanas, em nome da justiça e estabilidade do mercado.

A Nigéria e Iraque foram os principais incumpridores, tendo ambos os países recebido uma ligação do Rei Salman da Arábia Saudita e do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, respectivamente, para enfatizar a importância de aderir aos compromissos da OPEP +, incluindo os chamados cortes de compensação que estão programados para serem implementados em Agosto e Setembro.

O Comitê de monitoramento da OPEP+ estipulou a data de 28 de Agosto para serem  apresentados os planos de compensação para completar os planos de produção excedente.

Dados compilados mostram que a coalizão OPEP + de 23 países excedeu as quotas de produção em cerca de 357.000 bpd de Maio a Julho, embora isso seja agravado por um significativo excesso de conformidade da Arábia Saudita, que pretende liderar por exemplo, com um corte voluntário de 1 mbpd extra em Junho.

A OPEP+ deseja acelerar o reequilíbrio dos mercados globais de petróleo, mas também envia uma mensagem séria de que há um novo espírito de determinação e disciplina no cartel. O mercado encontra-se extremamente frágil, apesar do nível de conformidade de 95% da coalizão OPEP + de 23 países com seus cortes de produção em Julho, os membros devem permanecer cautelosos, daí a necessidade de se manter 100% de conformidade com o acordo. 

A aliança implementou o maior corte de produção coordenado na história do mercado de petróleo, com um corte combinado de 9,7 mbpd, cerca de 10% da demanda pré-pandemia, já que os preços despencaram com o impacto da COVID-19 na economia global, bem como guerra de preços de curta duração em Abril.

Os preços do petróleo se estabilizaram em torno dos $45/bbl nas últimas semanas, e a coalizão diminuiu seus cortes para 7,7 mbpd de Agosto até o final do ano, em antecipação a uma maior demanda, embora os cortes de compensação devem compensar uma parte da oferta. (Platts).

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes