Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

Os Preços do Petróleo Cairão ou Subirão Quando o Irão Reagir?

O Brent está a ser negociado a um preço de $70/bbl, um preço não observado desde a primavera de 2019. A rama britânica Brent, adicionou cerca de $4 ao preço de 17bbl de petróleo. Espera-se uma transição de $70,00 para $80,00, enquanto haver uma execução de retaliação por parte do Irão. 

O inesperado assassinato de uma das figuras mais importantes do governo iraniano provocou temores de uma guerra quente entre os EUA e o Irão. O Irão prometeu vingança, uma vez que o presidente Norte-Americano, Donald Trump prometeu mais ataques, incluindo possíveis crimes de guerra, se o Irão proceder alguma coisa em resposta ao assassinato. Sendo assim, o Irão retirou-se completamente do acordo nuclear de 2015, e por sua vez, o Iraque começou a lançar as bases para forçar as tropas Norte-Americanas a deixar o país. O presidente, Norte-Americano Donald Trump, ameaçou o Iraque com duras sanções se seguirem adiante. Portanto, considera-se os últimos dias, como tempos perigosos para o Médio Oriente. 

Analistas afirmam, que o Irão poderia atingir instalações de petróleo. Por outro lado, o departamento de estado dos EUA, alertou para um aumento do risco de ataques com mísseis/drones, na Arábia Saudita. A indústria naval, tem alertado para mais riscos para os petroleiros no Golfo Pérsico. Com o suporte geopolítico aos preços, os indicadores de estoque global demonstram uma construção de cerca de 50 mpbd no 4º trimestre de 2019, enquanto que o mercado observa actualmente um preço mais alto. Certamente, não será uma surpresa, se os preços do petróleo subirem cada vez mais.  

Por outro lado, um prémio de risco no preço do petróleo é, portanto, justificável, uma vez que, as companhias de petróleo no Iraque têm aumentado os seus níveis de segurança. O departamento de estado Norte-Americano declarou a saída de cidadãos Norte-Americanos do Iraque, muito embora não esteja claro, que as operações nos campos de petróleo iraquianos serão atingidas. Afirma-se, que companhia Norte-Amercana Chevron, está supostamente a evacuar seus funcionários não iranianos do Curdistão. Em suma, todos os elementos para preços mais altos do petróleo estão em vigor. Contudo, nem todos prevêm uma contínua manifestação. Os preços do petróleo já subiram desde a última semana, devido a perspectiva de guerra, porém, nenhum campo petrolífero foi realmente colocado offline. 

Embora as tensões no Médio Oriente tenham aumentado significativamente, com o comprometimento do irão em retaliação. Acredita-se que o actual prémio de risco embutido nos preços do Brent, já está elevado, com uma interrupção real da oferta agora, necessária para sustentar os preços do petróleo próximo aos níveis actuais de $69/bbl. Na ausência de uma grande interrupção no fornecimento, acredita-se, portanto, que os riscos de preços diminuem nas próximas semanas, com os preços do petróleo já sendo negociados acima do nosso valor justo fundamental de $63,00/bbl, antes dos eventos recentes.  

Observa-se uma gama de cenários é ampla, pois, uma guerra regional também poderia levar a demanda reduzida, pressionando assim os preços. Os mercados globais de acções, foram obviamente abalados pelo conflito, portanto, qualquer aumento nos preços do petróleo poderia ser atendido com uma demanda mais fraca. 

O aumento repentino nos preços cria atraso na curva da frente, refletindo preocupações do mercado sobre interrupções a curto prazo, o que é de surpreender, devido ao medo de uma possível guerra. Porém, o banco colocou números específicos no impacto, ao que se calcula que a estrutura de atraso poderá ser interpretada, como o preço de forma imediata e preventiva do mercado, com uma interrupção de 800.000 bpd em 3 meses ou uma variação de 30% de 2,7 mbpd. 

Em outras palavras, o petróleo já tem uma grande ruptura no preço. Portanto, se não ocorrer nenhuma interrupção, os preços poderão cair. Enquanto isso, a OPEP ainda possui um grau de capacidade não utilizada, com cerca de 2 mbpd imediatamente disponíveis. Os preços mais altos também poderiam desencadear mais perfurações no xisto dos EUA, embora houvesse um tempo de atraso na resposta. (Oilprice).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes