Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

PEMEX Registra Primeiro Ganho Trimestral na Produção em 14 anos

A PEMEX, empresa petrolífera estatal do México, anunciou na segunda-feira o seu primeiro aumento trimestral de produção em 14 anos, resultado atribuído à estratégia de um novo plano de negócio que foi anunciado em Julho de 2019. 

No 3º trimestre, a PEMEX obteve uma produção bruta de 4,86 Bcf/d de gás, equivalente a um aumento de 96 MMcf/d, ou 2% na produção em comparação com o 2º trimestre. 

A produção de petróleo bruto aumentou 21.000 bpd no mesmo período para 1,694 mbpd. O processamento de gás associado, responsável pela maior parte da produção de gás da PEMEX, aumentou no 3º trimestre cerca de 5% em comparação com o trimestre anterior subindo para quase 2,9 Bcf/d. A produção de gás seco também subiu 6,8% para 2,37 Bcf/d, o gás liquefeito, no entanto caiu em 5.000 b/d para 218.000 bpd.  

OS investimentos recentes nos negócios de processamento e refinação da PEMEX também mostraram resultados positivos no 3º trimestre. A produção de refinados aumentou 10% em relação ao 2º trimestre, enquanto que a produção de gasolina e diesel aumentou cerca de 3% e 1%, respetivamente no mesmo período.  

A PEMEX está no caminho certo, enfatizando o compromisso da empresa com uma nova estratégia de negócios, anunciada pela primeira vez pelo presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador em Dezembro último. 

Esse plano de 5 anos exigiu que a PEMEX aumentasse a produção de petróleo para 2,7 mbpd até 2024 e um equilíbrio orçamental da empresa até 2021. Quando a estratégia foi anunciada pela primeira vez, também incluía uma meta ambiciosa de aumentar a produção de gás natural em torno de 6,5 Bcf/d até 2024. 

A nova estratégia viu a PEMEX aumentar os investimentos nos campos de águas rasas do Golfo do México este ano, reduzindo simultaneamente os custos da empresa para administração, distribuição e desvio de combustível. 

A empresa espera um aumento contínuo na produção no 4º trimestre, graças ao início de 11 novos poços de desenvolvimento e 10 de exploração que deverão entrar em operação em Novembro e Dezembro.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes