Quarta-feira, Setembro 28, 2022

PetroAngola Realiza 1ª Edição do Workshop Técnico Sobre o Qualificador Ocupacional

Must read

A consultora angolana especializada em petróleo, gás e energias renováveis, PetroAngola, realizou no passado dia 03 de Agosto, em Luanda, a 1ª edição do Workshop Técnico sobre o Qualificador Ocupacional. 

A sessão prática serviu para abordar sobre o instrumento de registo obrigatório para todas as empresas junto ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), sendo que foram esclarecidas as principais alterações introduzidas no novo DP nº 96/22, bem como efectuado o paralelo entre o qualificador ocupacional e o sistema salarial, sistema de gestão e sistema de carreiras de referência do sector petrolífero. 

O Workshop contou com a participação de mais de 31 profissionais das áreas de Recursos Humanos, Finanças e Administração do Ministério da Economia e Planeamento, do Fundo de Fomento Habitacional e de algumas empresas do sector petrolífero, como a base do Kwanda,, Somoil, Acrep, Octomar e TDGI. 

Os participantes fizeram-se acompanhar dos seus Qualificadores e puderam esclarecer as suas dúvidas e entender como o documento deve ser organizado. A sessão também contou com a apresentação de um modelo para o Qualificador Ocupacional, bem como as novas políticas descritas no Decreto Presidencial actulizado em Maio do corrente ano, que apela a necessidade de descrever os requisitos no Qualificador baseando-se na projecção, no sistema de carreira, no sistema salarial, na permanência, competência e produtividade.

O Qualificador Ocupacional é uma ferramenta obrigatória por lei, controlada por via do MAPTSS, órgão responsável por validar e aprovar a ferramenta utilizada para gerenciamento de capital humano das empresas. Ao ler o documento o colaborador deve sentir-se esclarecido, sobre as suas funções, sua projecção na empresa e o plano de carreira, por isso o documento deve ser construído por pessoas realmente capacitadas. 

A PetroAngola continuará com acções do género de modo a garantir uma maior introdução e percepção do Qualificador Ocupacional no seio das empresas nacionais. Para este ano, estão ainda agendados 2 Workshops técnicos para abordar sobre o tema.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes