Terça-feira, Agosto 9, 2022

Petrobras Prevê Queda nas Reservas de Petróleo em 2020

Must read

A Major brasileira Petrobras notou uma pequena redução em suas reservas provadas de petróleo, condensado e gás natural para 2020 em comparação com os cálculos do ano anterior. Estima-se cerca de 8,816 BBoe em reservas comprovadas até 31 de Dezembro de 2020. 

Petróleo e condensados correspondem a 86% e o gás natural corresponde a 14% desse total.  Os 8,816 BBoe representam uma queda de cerca de 8% em relação ao ano anterior. 

Em 2020, a Petrobras contabilizou novas reservas relacionadas à aprovação de novos projetos e ao bom desempenho dos reservatórios, principalmente no pré-sal da Bacia de Santos, que resultou numa apropriação equivalente a 101% da produção de 2020, este efeito foi parcialmente compensado pela redução dos preços do petróleo em 32% em 2020, usados como preços futuros. 

De acordo com os novos dados da empresa, a taxa de reposição foi de 29% da produção em relação a 2019, mas o acréscimo do impacto das vendas de activos totalizou-se num equivalente a 117 MMBBLS. 

 A Petrobras observou que as vendas de activos em 2020 estavam alinhadas com a maximização do valor do portfólio, com foco em activos em águas profundas e ultraprofundas de classe mundial, e o seu impacto não foi relevante para o volume total das reservas. 

As reservas de 2020 ainda não contemplam novos projetos a serem implementados em decorrência da aquisição do excedente de cessão de direitos. Esses volumes serão considerados após a assinatura dos acordos de joint venture para os campos de Búzios e Itapu. 

A Petrobras historicamente submete pelo menos 90% das suas reservas comprovadas para avaliação independente de acordo com as definições da SEC, e também calcula-se as reservas de acordo com as definições da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (ANP / SPE).  

Em 31 de dezembro de 2020, as reservas comprovadas de acordo com essas definições atingiram 9,427 BBoe, e a diferenças entre as reservas estimadas pelas definições da ANP / SPE e aquelas estimadas pela regulamentação da SEC devem-se principalmente a diferentes suposições econômicas e à possibilidade de considerar como reservas as quantidades previstas para serem produzidas após o vencimento do contrato de concessão em campos no Brasil, mas, apesar de um número menor de reservas no final do ano, a Petrobras registou recordes em sua produção anual de petróleo em 2020 e na produção anual total de gás. Ou seja, a empresa produziu em média um total de 2,84 MBPD. 

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes