Domingo, Agosto 14, 2022

PetroTalks 3ª Edição – “A Reestruturação do Sector Petrolífero Angolano”

Must read

Foi realizada na passada sexta-feira, 06 de Março, a 3ª edição do fórum PetroTalks, sob o tema “A Reestruturação do Sector Petrolífero Angolano”. O evento teve lugar no edifício Kilamba, marginal de Luanda.

Depois da experiência positiva nas primeiras duas edições do PetroTalks, em que foram abordadas as questões relacionadas com a escassez de combustíveis em Angola e a nova ronda de licitações promovida pela ANPG para as bacias de Benguela e Namibe. 

É entendimento da PETROANGOLA que a abordagem sobre a reestruturação do sector petrolífero é de grande relevância, sendo que se espera alcançar uma maior coordenação, melhoria do ambiente de negócio, captação de investimentos, eliminação de conflito de interesses, aumento da transparência, bem como a projeção de um futuro melhor e eficiente do sector petrolífero angolano. 

O evento esteve dividido em 2 secções, sendo que a primeira serviu para apresentar um historial sobre os modelos de gestão que a indústria petrolífera angolana percorreu; os propósitos e desafios da implementação de uma Agência reguladora do sector petrolífero. Foram apresentadas também as experiências e as melhores praticas de gestão do sector petrolífero de alguns países como a Noruega, Brasil e Indonésia.   

A segunda secção foi dedicada ao debate e interação com a audiência. A mesa redonda esteve composta por: João Chipepe – Economista, José de Oliveira – Especialista em Petróleo e Gás, Edson Pongolola – Sonangol, Hermenegildo Buila – ANPG, e Engº Patrício Wanderley Quingongo – CEO da PETROANGOLA. A moderação esteve a cargo de João Armando – Director do Jornal Expansão.  

Na sequência do debate foram abordadas matérias enquadradas não só na reestruturação do sector petrolífero como também de uma visão geral da indústria petrolífera, como os desafios da Sonangol em aumentar a sua quota de produção até 10%, conflitos geracionais, participação de empresas angolanas no desenvolvimento dos nacionais nos campos marginais e desafios do pré-sal.  

Foram também discutidas questões relacionadas com o papel da ANPG, o aumento da transparência e eficácia no sector, e igualmente a criação de condições favoráveis para o investimento em território angolano, fruto dos desafios embargados pelo novo modelo de gestão da indústria petrolífera nacional, com ênfase na separação da função concessionaria da Sonangol, a criação da Agência Nacional de Petróleo e Gás e Biocombustíveis e do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo. 

O PetroTalks é o primeiro e único evento em Angola destinado aos profissionais, empresas, investidores, colaboradores e estudantes do sector petrolífero angolano, com exibições de novos produtos, tecnologias, inovações, debates, novas ideias e oportunidades de negócio no sector energético. O PetroTalks promove o intercâmbio de conhecimento técnico sobre tecnologias actuais e comprovadas por meio de apresentações de documentos técnicos, e podem incluir sessões de painéis. 

A próxima edição do PetroTalks está agendada para o próximo mês de Junho.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes