Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

Possível Escassez de Vacinas da Covid-19 Provoca Queda dos Preços do Petróleo

Os contratos futuros do petróleo caíram no meio da manhã de comércio desta quinta-feira, 28 de Janeiro, apesar da queda nos estoques dos EUA, conforme as preocupações com a recuperação do crescimento global voltaram à tona após o Fundo Monetário Internacional alertar sobre o risco de estabilidade financeira resultante da possível escassez da vacina da Covid-19.

O contrato ICE Brent para entrega em Março caiu $0,27/bbl (0,48%) e foi comercializado a $55,54/bbl, enquanto o contrato de petróleo leve doce NYMEX WTI também para entrega em Março caiu$0, 22/bbl (0,42%) e foi comercializado a $52,63/bbl.  

Os participantes do mercado de petróleo ficaram preocupados com a lenta distribuição e a escassez de vacinas, alertado através de um relatório do FMI, uma vez que pode ameaçar a estabilidade financeira. Os temores de fornecimento insuficiente também se agravaram, visto que a escassez da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca causada por atrasos na produção foi recebida com insistência pela União Europeia para honrar os compromissos de entrega. 

O petróleo está hoje a ser comercializado em baixa devido ao baixo ritmo de distribuição das vacinas,  e a escassez das mesmas exacerbaram as preocupações com o coronavírus e lançaram uma nuvem negra sobre a recuperação económica. O relatório de estabilidade financeira do FMI lançado nesta quarta-feira, alertou sobre os riscos representados por uma distribuição injusta de vacinas, combinada com o aumento das tensões entre a UE e a AstraZeneca sobre atrasos nas vacinas, o que abalou os mercados. 

Enquanto isso, a Energy Information Administration relatou uma estagnação de 9,91 mmbbls nos estoques de petróleo dos EUA na semana encerrada em 22 de Janeiro. Foi a maior estagnação em uma semana desde a semana encerrada em 24 de Julho de 2020 e deixou os estoques apenas 6% acima da média de 5 anos, a menor projeção de oferta desde o início de Abril de 2020. Esta estagnação foi cerca de 90% maior do que o previsto pelo American Petroleum Institute um dia antes e superou as expectativas dos analistas em 1,7 mmbbls.

No entanto, a estagnação nos estoques de petróleo dos EUA não conseguiu elevar significativamente o sentimento do mercado, uma vez que o relatório da EIA não foi totalmente optimista, mostrando um aumento de 2,47 mmbbls nos estoques de gasolina dos EUA, com estoques de destilados também diminuindo apenas em escassos 820.000 bbls.

De acordo com dados da EIA, as exportações semanais de petróleo dos EUA aumentaram 1,1 mbpd na semana encerrada em 22 de Janeiro, enquanto as importações caíram 981.000 bpd.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes