Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

Preços de LNG Atingem o Nível Mais Baixo dos Últimos 10 Anos

O excesso de gás global continua a exercer um impacto significativo nos preços de LNG, tendo representado  a maior baixa dos últimos 10 anos. 

Os preços do LNG na Ásia caíram recentemente abaixo de $4/MMBtu, uma queda de 40% em relação ao ano anterior. Os preços no noroeste da Europa caíram quase 50%, e a Europa possui estoques recordes para esta época do ano. 

O clima ameno na Ásia, Europa e EUA levou a uma demanda sazonalmente fraca com a China demonstrando-se como uma decepção para os exportadores. Porém, uma onda de novos terminais que entrou em acção desde o ano passado também levou a um enorme aumento na oferta, o que reduziu significativamente os preços. Isso significa que os principais mercados sairão da temporada de inverno com quantidades significativas de estoque, o que provavelmente evitará uma recuperação dos preços. Os preços do TTF (GNL no noroeste da Europa) para entrega no verão estão a ser negociados a cerca de $3,50/MMBtu. Analistas acreditam que os preços do GLN podem cair abaixo de $MMBtu no verão. 

É importante ressaltar que, se o clima ameno ou as entregas de LNG mais fortes do que o esperado no noroeste da Europa continuarem, a ponto de serem adicionados mais 2 Bcm ao armazenamento, o mercado terá de mover-se mais para baixo, de maneiras a procurar a próxima alavanca de ajuste, o que sem sombras de dúvidas representa o corte nos EUA, uma vez que, os preços actuais do LNG estão a ser movidos a $0.60/MMBtu e $0.80/MMBtu, relativamente ao Noroeste da Europa (TTF) e na Ásia (JKM). Em outras palavras, se as temperaturas amenas persistirem e o excesso de oferta piorar, os exportadores de LNG dos EUA que não estiverem contratados poderão obter preços fixos. A ressalva é que parte do comercio de LNG ocorre sob contratos rígidos. 

Contudo, se algumas empresas obtiverem remessas garantidas por contrato, os exportadores Norte-Americanos provavelmente seriam os mais afetados por outro declínio nos preços. Pelo que não se espera que outros produtores de GNL equilibrem o mercado ao reduzir a oferta. Isso é consciente, com uma estimativa de que as instalações de liquefação dos EUA enfrentam o maior custo variável entre os exportadores de GNL, uma vez que o gás dos EUA precisa ser comprado da rede, ao invés de ser transportando pelo chão. Por outro lado, acredita-se que seja um evento de baixa probabilidade o que exigiria que os preços do GNL caíssem em outros $0,60/MMBtu, representado uma depressão do mercado, tendo esta ocorrência efeitos colaterais. 

Se os exportadores de GNL fossem forçados a reduzir os carregamentos, isso significaria que menos gás sairia dos EUA, o que reduziria ainda mais os preços do gás natural nos EUA. Além disso, observa-se que o declínio resultante nas exportações de LNG nos EUA provavelmente pressionaria o gás NYMEX ainda mais, provocando uma corrida ao fundo. Isso destaca a integração do excesso de gás global com o superávit doméstico nos Estados Unidos. O Henry Hub já está abaixo de $2/MMBtu, a níveis de preço em que a maioria das perfuradoras de gás não captam rendimentos. 

O CEO da EQT, o maior produtor de gás do país, afirmou no final do ano passado que a venda de gás a $2,50/MMBtu era muito baixa para alguém ganhar dinheiro, o que significa que eles realmente não têm sofrido com o gás a $1,90/MMBtu. O rating de crédito da EQT foi rebaixado recentemente para território não solicitado e seu preço das ações caiu 40% apenas no último mês. Goldman declarou que em seu cenário de baixa probabilidade de excesso de gás global que afecta as exportações de LNG dos EUA, resultaria numa queda dos preços de gás da Nymex entre $1,50 a $1,90/MMBtu. Outro efeito colateral desse excesso de gás é que a indústria do carvão continuaria sendo martelada, o que seguiria um ano contundente em 2019. 

Com tudo isso dito, o banco de investimento afirmou que o ciclo de baixa pode terminar em 2021. A menor produção na Europa e nos EUA, juntamente com as maiores compras de LNG, ajudariam a apertar o mercado. Mas não resultará exatamente em uma manifestação significativa. O Goldman prevê preços de JKM no inverno de 2020/2021 a $5,80/MMBtu, e no verão de 2021 os preços de $ 5,50/MMBtu. (Oilprice).

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes