Os contractos futuros de petróleo foram negociados em alta no início desta manhã na Ásia, após uma queda da noite para o dia, com o sentimento permanecendo cautelosamente optimistas após a extensão dos cortes na oferta de petróleo da OPEP +.
O ICE Brent para entrega em Agosto subiu $0,49/bbl (1,20%) e foi comercializado a $41,29/bbl, enquanto o contracto do WTI da NYMEX para entrega em Julho subiu $0,50/bbl (1,20% ) e foi comercializado a $38,69/bbl.
O complexo petrolífero havia se estabilizado em 8 de Junho, com o aumento das previsões de oferta global, apesar da extensão para mais 1 mês dos cortes de produção da OPEP+. Os preços subiram posteriormente a 9 de Junho, no meio da manhã, contra o pano de fundo do reequilíbrio da demanda e da oferta, no entanto, os analistas continuam cautelosos com as perspectivas.
Os mercados continuam optimistas quanto a recuperação da perda da demanda registrada em Março. Todavia, o grau de cumprimento dos cortes da OPEP+ precisará ser verificado.
O campo petrolífero com a capacidade de produção de 300.000 bpd de Sharara, na Líbia, que ficou fechado por quase 5 meses devido a um bloqueio militar, foi reiniciado no dia 6 de Junho, com uma produção inicial de apenas 20.000 bpd, mas espera-se que a produção aumente gradualmente nos próximos dias.
A produção de petróleo de xisto dos EUA também permanece como um factor-chave a ser observado, em resposta aos preços suportados em meio dos cortes na oferta da OPEP+. A produção norte-americana complica a questão do reequilíbrio. Os traders continuam a registrar margens de lucros com os preços em torno dos $40/bbl. (Platts).