Terça-feira, Agosto 9, 2022

Preços do Petróleo Caiem Devido a Forte Especulação

Must read

Os preços do petróleo caíram acentuadamente após o alívio das tensões no Médio Oriente, com uma reviravolta bastante surpreendente. A Arábia Saudita implementou um cessar-fogo parcial no Iêmen, pois surgiram rumores de que os EUA, consideraram facilitar sanções contra o Irão. A medida ocorre uma semana depois que as forças de Houthi, declararam um cessar-fogo unilateral. 

Se a deposição parcial de armas for durável, este cessar-fogo poderá ampliar-se para outras partes do Iêmen. Contudo, a Arábia Saudita está pronta para restaurar a produção interrompida, das instalações danificadas de Abqaiq.  

Em desenvolvimento, segue-se a decisão dos EUA e da Arábia Saudita, de não atacar o Irão em resposta ao ataque de Abqaiq. A decisão do presidente Norte-Americano Donald Trump de renunciar a retaliação militar, será prioridade, pois nem Riad ou Washington têm apetite por guerra. Assim, o Irão pode tentar capitalizar isso, por meio de movimentos para diminuir as tensões. 

O presidente Iraniano Hassan Rouhani, também afirmou na última sexta-feira, que os EUA se ofereceram para remover as sanções ao petróleo, se o Irão retornasse a mesa de negociações. Se for verdadeiro, constituiria uma súbita humilhação para o governo de Donald Trump. O departamento de Estado Norte-Americano sobre o Irão, rapidamente reprimiu a noção de que os EUA ofereceram sanções, e o Presidente Norte-Americano Donald Trump num dos seus últimos Twitter rejeitou a afirmação. 

Contudo, o presidente Trump, tem enviado sinais de impaciência com sua própria campanha de pressão máxima. Ao que tudo indica o presidente Norte-Americano está ansioso para conhecer o presidente Iraniano, pelo que realizou reuniões no início de Setembro para discutir a possibilidade da diminuição de sanções. Com a demissão de John Bolton, grande parte da pressão hawkish, vinda do ciclo interno foi removida. Contudo o presidente Donald Trump estava aberto a um plano francês, de participar de uma linha de crédito para o Irão, de formas a auxiliar na sua economia, que por sua vez, verifica-se rápida recuperação por causa das sanções dos EUA. Portanto, espera-se que o Presidente Trump, termine por aderir as sanções parciais, para as concessões iranianas e negociações mais amplas, embora não pareça iminente o término das sanções sobre o Irão para chegar a algum tipo de acordo. 

Uma série de outras notícias de baixa reduziu o preço do petróleo nos últimos dias. A AIA, relatou um aumento nos estoques de petróleo pela segunda semana consecutiva. O director executivo da AIE sugeriu que a agência reduzisse as previsões de demanda de petróleo novamente, e dados económicos fracos apontam a desaceleração económica. Os gastos dos consumidores nos EUA, enfraqueceram em Agosto último, o que suscita preocupações, uma vez que o consumidor Norte-Americano tem sido uma fonte de força na economia, embora se verifique desaceleração das actividades manufaturadas e industriais. 

Finalmente, o presidente Donald Trump considera medidas de restrição para os fluxos de capital dos investidores para a China. Uma acção que marcaria mais uma dramática escalada na guerra comercial EUA-China. Os EUA, pondera o encerramento das empresas chinesas das bolsas de valores Norte-Americanas, embora nenhuma decisão tenha sido tomada, contudo os comerciantes tomaram os rumores como um sinal negativo antes de reiniciar as negociações comercias entre ambos os países.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes