Sábado, Novembro 26, 2022

Must read

Mais Artigos

Reunião de Emergência OPEP+ Adiada Para 09 de Abril

A OPEP e seus aliados reagruparam-se ao longo do fim de semana, após verificarem-se indicações de que os produtores americanos não se juntariam a nenhum corte de produção, o que obrigou a OPEP, Rússia e outros grandes produtores, a puxarem o encontro para quarta ou quinta-feira, de modos a terem mais tempo para pensar na estratégia para combater a crise dos preços do petróleo nos mercados internacionais, causados pela pandemia do Coronavírus. 

Na mesa está a intenção de se cortar até 10 mbpd, cerca de 10% da oferta global de petróleo, estando estes cortes dependentes do posicionamento dos EUA e de outros países, como o Canadá e o Brasil.

Trump, no entanto, disse na sexta-feira depois de se reunir com os chefes de várias empresas de petróleo dos EUA que ele não estava disposto a forçá-los a cortes obrigatórios na produção.

Os delegados afirmam que a Arábia Saudita se sentiu prejudicada pelos comentários do presidente Vladimir Putin na última sexta-feira, de que o reino era o culpado pela queda nos preços do petróleo.

É entendimento da Rússia que a Arábia Saudita estava a aumentar sua produção para atingir as empresas produtoras de petróleo de xisto dos EUA, sendo que a Rússia não estava interessada em conquistar participação de mercado nos EUA, e para isso, o preço deve ficar abaixo dos $ 40/bbl.  

A OPEP+ é uma coalização entre os países membros da OPEP, Rússia, México, Cazaquistão, Omã, Azerbaijão, Malásia, Bahrein, Sudão, Sudão do Sul e Brunei, que coordenam uma série de cortes de produção destinados a sustentar o mercado desde 2017.

Mas a aliança estava quase terminada após a última reunião de 06 de Março, quando a Rússia rejeitou uma proposta da OPEP liderada pela Arábia Saudita de cortes mais profundos para combater o impacto do coronavírus no mercado de petróleo, desencadeando a actual guerra de preços.

A intervenção de Trump ao ter conversado com Putin e o príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman nos últimos dias, trouxe a coalizão de volta à mesa, mas os eventos de sexta-feira parecem ter atrasado qualquer progresso. (Platts).

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes