Sábado, Novembro 26, 2022

Must read

Mais Artigos

Rosneft Abandona Transações em USD

A maior empresa petrolífera da Rússia, Rosneft, concluiu a troca do dólar dos EUA por euros, em seus contractos de exportação de crude, para minimizar os riscos de novas sanções por parte dos EUA.

A Rosneft alterou totalmente para euros como moeda base de todos os seus contractos de exportação, e observa um grande potencial em trabalhar com euros.De acordo com alto executivo da Rosneft, o Yuan chinês pode se tornar uma moeda global, muito mais importante no futuro, devido ao crescimento económico chinês. 

A participação do dólar americano no comércio global de petróleo e seus derivados está em torno de 90%, contudo dentro de 10 anos, devido ao rápido crescimento da economia chinesa, o Yuan poderá aumentar sua participação dos actuais 2% para 5%. 

Por outro lado, a Rússia tem procurado maneiras de liquidar suas transações de energia em euros, e/ou rubros, a fim de evitar negociar com dólares. No princípio de Outubro surgiram relatos de que a Rosneft definiu como moeda padrão para todas as novas exportações de petróleo e produtos refinados, já que a gigante controlada pelo estado parece mudar o máximo das vendas em dólares americanos para euros. 

Em Setembro, a Rosneft buscava euros como opção de pagamento padrão para o petróleo e seus produtos. Por ser a maior companhia exportadora de petróleo da Rússia, vendendo cerca de 2,4 mpbd de petróleo. Contudo, os EUA não destacaram a imposição de sanções a Rosneft, por seu envolvimento no comércio de petróleo da Venezuela. 

A Rosneft revendeu o petróleo do país latino-americano para compradores na China e na Índia, facilitando os compradores hesitantes em se aproximar da Venezuela e de sua empresa estatal de petróleo PDVSA por causa das sanções dos EUA impostas a Caracas, e ao mesmo tempo, facilita a Venezuela a continuar a venda do seu petróleo, apesar das rigorosas sanções americanas.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes