Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Rússia se Torna o Maior Fornecedor de Petróleo da Índia

A Rússia ultrapassou os grandes players da OPEP, Iraque e Arábia Saudita, tornando-se no maior fornecedor de petróleo para a Índia em Outubro, com carregamentos recordes de até 946 KBPD.  

Antes da invasão russa à Ucrânia, a Índia era um pequeno comprador marginal de petróleo russo. Depois que os compradores ocidentais começaram a evitar o petróleo da Rússia, a Índia se tornou um dos principais destinos das exportações de petróleo russo ao lado da China. As refinarias indianas não hesitaram em negociar com a Rússia, pois, o petróleo russo tem sido comercializado a um preço muito mais reduzido em comparação com os benchmarks internacionais e referências semelhantes do Médio Oriente  e de África. 

As estimativas apontam que actualmente, a Índia é o 3º maior importador de petróleo do mundo, tendo embarcado no mês de Outubro um volume recorde de 946 KBPD da Rússia, o que representa um aumento de 8% em relação a Setembro.  

O petróleo russo foi responsável por 22% de todas as importações indianas no mês em causa, enquanto a participação do Iraque foi de 20,5% e da Arábia Saudita, de 16%. No futuro, haverá muitas incertezas entre os compradores e sobre as exportações de petróleo da Rússia, quando o embargo da UE entrar em vigor em 5 de Dezembro. 

A Indian Oil Corporation e a Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL), duas das maiores importadoras estatais de petróleo russo na Índia, pararam de procurar o fornecimento local de petróleo russo previsto para chegar após 5 de Dezembro, à medida que aguardam mais clareza sobre o regime de sanções da UE antes do prazo, incluindo a possibilidade de sanções secundárias aos compradores de petróleo russo.  

Além disso, a Índia também pretende diversificar ainda mais as suas importações de petróleo para se preparar melhor para os futuros cortes de produção da OPEP+ que aumentam os preços do petróleo e apertam a oferta.

- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes