O governo iraniano irá reestruturar o seu orçamento de forma a reduzir a dependência do país em relação às receitas do petróleo a ‘‘Zero’’.
No último orçamento aprovado pelo estado iraniano em Dezembro 2018, as receitas das exportações de petróleo foram calculadas em $21 biliões que iria constituir um 1/3 do orçamento para o exercício financeiro de 2019 e 2020. Um 1/3 não é uma parcela excessiva do orçamento que depende de uma única mercadoria, no entanto, o valor de $21 biliões possivelmente foi optimista demais.
Em média o petróleo iraniano é vendido entre $50 e $54/bbl, o que é estável o suficiente. As exportações médias variam entre 1 mbpd e 1,5 mbpd, após a remoção das isenções de sanções para os maiores compradores de petróleo iraniano.
As estimativas das exportações iranianas variam, alguns analistas ponderam um diferencial na ordem dos 100.000 bpd. A ideia de reduzir a dependência do petróleo é debatida no Irão há anos. Segundo o Ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, actualmente essa dependência é inferior a 30%, mas já foi de 50%. (Oilprice).