O projecto de LNG liderado pela Total SA em Moçambique recebeu um compromisso de financiamento de cerca de $15 biliões com a assinatura prevista para Junho.
A primeira e a mais significativa fase do compromisso de financiamento do projeto LNG, que será o maior investimento de África, contará com o envolvimento de credores incluindo cerca de 20 bancos.
A aquisição do financiamento para a construção do projecto de $23 biliões, que objectiva a transformação do gás natural em líquido, facilitando assim a sua exportação, ocorre quando as empresas de petróleo e gás em todo o mundo estão concentradas em reduzir custos, à medida que o coronavírus reduz a demanda por petróleo e pressiona os preços.
O grupo de cerca de 20 bancos envolvidos nos empréstimos, inclui o Rand Merchant Bank, o Standard Bank Group Ltd, e a Societe Generale SA que actua como consultor financeiro.
O Banco de Exportação dos EUA aprovou um empréstimo de $4,7 biliões para apoiar os fornecedores americanos no projecto. O banco do japão para a cooperação internacional irá fornecer $3 biliões.
O chamado projeto de LNG da Área 1 irá gerar cerca de $38 biliões em receita para o governo de Moçambique ao longo da vida do projecto, isso será complementado pelas vendas de um projecto ainda maior liderado pela ExxonMobil Corp. (Energypeople).