Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
25.8 C
Luanda Province

Must read

Mais Artigos

TotalEnergies Com Olhos no Oeste da África do Sul 

A supermajor TotalEnergies pretende explorar recursos de petróleo e gás numa área na costa da África do Sul, onde ambientalistas já bloquearam os direitos de exploração de outra supermajor, a Shell. 

O player francês se propõe a perfurar um poço nas águas profundas da Bacia de Orange, no oeste do território sul africano. No entanto, se os resultados forem bons, prevê-se que 9 poços adicionais podem ser perfurados. 

A TotalEnergies EP South Africa (TEEPSA) e seus parceiros solicitaram autorização ambiental para realizar actividades de exploração nas águas profundas da Bacia de Orange. Em Fevereiro, a empresa fez uma descoberta significativa de petróleo leve com gás associado no prospecto Vénus na mesma Bacia no litoral sul da Namíbia, ao norte das águas na costa da África do Sul, onde a mesma planeia explorar e desenvolver o potencial petrolífero.  

Estima-se que esta nova campanha de exploração e perfuração da TotalEnergies na Bacia de Orange poderá encontrar resistência de comunidades locais e grupos ambientais, já que a petrolífera Shell, que também fez uma grande descoberta na Bacia de Orange da costa da Namíbia no início deste ano, viu recentemente um revés em seus esforços de exploração no litoral da África do Sul. Activistas comunitários e ambientais deste país impediram a realização de pesquisas sísmicas, incluindo uma projectada pela Shell Plc numa área conhecida como Wild Coast, por meio de acções judiciais, citando riscos à vida marinha e criticando os processos de consulta. Em Setembro, o Supremo Tribunal de Makhanda decidiu que o direito de exploração da Shell para realizar pesquisas sísmicas nesta região foi concedido ilegalmente e, portanto, anulou-o. 

A área de interesse nas águas profundas da Bacia de Orange está localizada no mar entre Port Nolloth e Hondeklip Bay, a cerca de 188 km da costa, em seu ponto mais próximo, em profundidades de até 3.000 metros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes

- Publicidade -spot_img