Domingo, Outubro 2, 2022

Venezuela Desafia Sanções dos EUA e Duplica Exportações de Petróleo

Must read

A Venezuela duplicou as suas exportações de petróleo do mês de dezembro de 2021 para um volume acima das sanções impostas pelos EUA, à medida que o país também aumenta a sua produção de hidrocarbonetos. 

As exportações venezuelanas atingiram em média de 619 KBPD no mês de dezembro. O país, que é membro fundador da OPEP, aumentou suas exportações pelo 3º  mês consecutivo com o apoio do aliado Irão, que aumentou o fornecimento de um ingrediente-chave que auxilia a produção.

A produção de petróleo da Venezuela chegou a atingir 1 MBPD em dezembro, tendo alcançado uma média de 625 KBPD no mês de novembro. As exportações subiram à medida que o Brent de referência aumentou 50% no ano passado, o maior ganho desde 2016, em meio à recuperação da demanda global frente à pandemia. O aumento também ocorreu em um momento em que a OPEP e seus aliados decidiram aumentar a oferta em meio a um superávit no 1º  trimestre mais apertado do que o  esperado.

Apesar do aumento das exportações da Venezuela, não há garantia de que esta seja sustentável, uma vez que a China, o maior importador do petróleo venezuelano, continua a reprimir o seu sector energético. Fabricantes de combustível privados da China estão no centro das alegações de violações de impostos e não conformidade com as regras ambientais. Como resultado, navios petroleiros venezuelanos com destino à Ásia têm estado a flutuar ao largo das costas de Cingapura e da Malásia por meses à espera de compradores chineses.

Os EUA aumentaram as sanções contra o regime do presidente Nicolás Maduro em 2017, cortando o acesso daquela nação sul-americana às refinarias americanas. Na tentativa de contornar as sanções, a Venezuela tem disfarçado a origem do seu petróleo buscando compradores na Índia e Espanha, que por sua vez também têm evitado comprar petróleo venezuelano.

SourceWordoil
- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes