Terça-feira, Agosto 9, 2022

Visão Geral Sobre os Preços de Energia no Mundo

Must read

Os preços da energia representam uma parte significativa dos custos domésticos, desempenham um importante papel na competitividade industrial e influenciam os padrões de consumo de energia. Os preços pagos pelos consumidores finais são afectados pelas oscilações nos mercados das commodities, bem como as decisões políticas. A medida que os países se afastam dos preços regulamentados, o monitoramento dos preços finais de energia em todo mundo tem se tornado cada vez mais importante para os analistas e formuladores de políticas. Em 2017, o preço médio global da gasolina foi de $0,86/litro, um aumento de 2% em relação a 2016. 

Os preços variam muito entre os países, de $0,24 na Arábia Saudita a $1,77 na Noruega. Ambos os países são grandes produtores e exportadores de petróleo bruto, a diferença de preços entre eles é caracterizada principalmente pelas decisões políticas internas. As políticas governamentais em forma de impostos ou subsídios influenciam fortemente na precificação dos combustíveis nas bombas em todo mundo. Em geral, os consumidores europeus pagam preços mais altos pela gasolina devido aos altos impostos associados aos combustíveis. No outro extremo do espectro, os preços mais baixos são encontrados entre os países que subsidiam os combustíveis líquidos. P

Preços da Gasolina em USD/litro

Nos últimos anos, os preços da gasolina e do diesel acompanharam os movimentos dos preços do crude. Os preços globais nas bombas de combustíveis são em média significativamente mais altos do que os preços spot do petróleo, uma vez que os mesmos reflectem os custos de transformação, transporte e marketing, bem como os impostos que incidem sobre as vendas de combustíveis.

Variações dos Preços de Combustíveis a Nível Global (2005-20017)

A nível internacional, gasolina é mais barata do que o diesel automotivo, apesar de ser mais cara na maioria dos países, tendo em conta que a média global da gasolina é mais influenciada do que a do diesel pelos níveis mais baixos de preços dos Estados Unidos.

Variação Anual dos Preços de Combustíveis nas Maiores Economias

A nível regional, os preços nos postos de combustíveis acompanham a dinâmica do mercado petrolífero, mais estreitamente nos EUA do que na União Europeia, reflectindo em grande parte a estrutura tributária. Na Europa, os impostos na sua maioria são cobrados de acordo o volume, enquanto nos Estados Unidos são geralmente cobrados de acordo ao valor.  Os efeitos específicos das politicas estaduais também desacoplam a tendência dos preços dos produtos petrolíferos em relação aos preços do crude, uma vez que há países em que os preços do diesel automotivo aumentaram mais durante períodos em que se registrou uma queda de 45% nos preços do petróleo bruto.

Variação dos Preços de Diesel Automotivo VS Petróleo Bruto (2014 –2017)

Os três maiores aumentos nos preços do diesel automotivo forma observados na Arábia Saudia, Bahrein e Argélia, todos ligados a desenvolvimentos políticos e não as oscilações nos preços das commodities, pois os países reduzirem os seus níveis de subsídios através de sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. Apesar destes aumentos, o preço do diesel automotivo nestes países ainda estavam entre os mais baixos do mundo em 2017.

As oscilações nos preços das commodities e as decisões políticas afectam os preços enfrentados pelos consumidores finais e, em última instância, influenciam os padrões de consumo de energia. A medida que os países abandonam os sistemas regulados de preços de energia, mais importante se torna o monitoramento dos preços do uso final de energia em todo o mundo.   

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes