25.8 C
Luanda Province
Sunday, May 19, 2024
 

Conflito no Médio Oriente Eleva Preços do Crude aos $90/bbl

Os preços futuros do petróleo bruto subiram 1% nesta sexta-feira, enquanto o mercado se prepara para absorver os impactos do iminente ataque do Irão a Israel, em resposta à destruição da embaixada iraniana em Damasco.

O contrato do WTI para entrega em Maio subiu $0,98(1,15%), fixando-se em $86,21/bbl. Já o contrato do Brent para entrega em Junho subiu $1,06( 1,19%), e foi comercializado a $90,48/bbl.

Os EUA e os seus aliados consideram iminente um grande ataque com mísseis e drones por parte do Irão ou dos seus representantes contra Israel, sendo que o possível ataque pode acontecer nos próximos dias.

As tensões no Médio Oriente estão em alta, tendo Israel alertado o Irão, país membro da OPEP, na quarta-feira, de que atacaria a República Islâmica se Teerão atacar Israel. “Se o Irão atacar a partir de seu território, Israel reagirá e atacará o Irão”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel. 

Os preços do petróleo bruto continuam a registar ganhos consecutivos, impulsionados pela geopolítica e pelas preocupações com a oferta. Indicadores apontam que a Rússia pode ter perdido temporariamente até 15% de sua capacidade de refinação devido aos ataques de drones ucranianos. Este factor em combinação com a iminente  vingança do Irão contra Israel têm animado os mercados petrolíferos. 

Espera-se que os preços do petróleo subam ainda mais no curto prazo, à medida que um cenário económico mais positivo é acompanhado pelo contínuo aperto da oferta e pelo aumento dos riscos geopolíticos. 

A demanda por petróleo, por sua vez, permanece bastante saudável, com o último relatório semanal dos stocks dos EUA, que revelou um declínio nos stocks tanto da gasolina como dos destilados, sendo que se espera um aumento da procura, especialmente em destilados médios, à medida que a indústria transformadora norte-americana ganha impulso.

SourceOilprice

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here