Domingo, Agosto 14, 2022

Decisão Final de Investimento do Projecto LNG da Tanzânia Prevista para 2025

Must read

A Tanzânia está cada vez mais próxima de desenvolver um projecto de LNG depois do governo e as empresas, incluindo a Equinor ASA e a Shell Plc terem assinado um acordo inicial que marca mais um passo para a assinatura do Acordo de Governo anfitrião previsto para o final de 2022, que estabelecerá os termos técnicos, comerciais e jurídicos do projecto. 

Ambas as companhias internacionais retomaram as negociações do megaprojecto de gás em novembro de 2021, auxiliado pelo interesse renovado da nova liderança tanzaniana. A Equinor opera o Bloco 2, onde descobriu 20 Tcf de gás no início da década de 2010, enquanto a Shell opera os Blocos 1 e 4 herdados do Grupo BG em 2016, que conta com 16 Tcf de reservas de gás recuperáveis em ambos os blocos. Outras empresas envolvidas são a ExxonMobil, Pavilion Energy e Medco Energi. 

A decisão final de investimento não é esperada antes de 2025. No entanto, a Equinor preparou um programa de planeamento e engenharia de 3 anos para o pré-FEED, sendo que se espera que a construção leve pelo menos 4 anos. Do lado tanzaniano, as esperanças são de que o comissionamento possa ser alcançado já em junho de 2028, embora seja muito cedo para saber como será o projecto. A Equinor almeja uma capacidade de liquefação de 7,5 milhões de toneladas por ano (MTPA) no Bloco 2 com um investimento de $20 biliões. Caso a Shell replicar o mesmo esquema, o projecto poderá ver um investimento de até $40 biliões, tornando-se de longe o maior investimento estrangeiro da história da Tanzânia. 

A Tanzânia tem reservas recuperáveis de gás natural de mais de 57,5 biliões de pés cúbicos, de acordo com o Ministro da Energia Janeiro Makamba.  O anúncio surge quando vários governos ocidentais procuram fontes alternativas de combustível no meio de um esforço para reduzir a sua dependência da energia russa na sequência da invasão da Rússia na Ucrânia. A urgência dá o impulso ao governo tanzaniano acelerar o projecto.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes