Quarta-feira, Setembro 28, 2022

ExxonMobil Prepara Projecto Integrado Com Planta de Hidrogênio e Captura de Carbono

Must read

A ExxonMobil Corp. pretende criar uma planta de produção de hidrogênio de base e um projecto de captura e armazenamento de carbono (CCS) no seu complexo de refino e petroquímica integrado que tem uma capacidade processamento de 561 KBPD na cidade de Baytown, Texas (EUA).

A construção da planta faz parte da estratégia da Exxon de reduzir as emissões nas operações e será equipada para produzir até 1 Bcfd de hidrogênio azul ou gás natural produzido por hidrogênio e apoiado pela CCS. A infraestrutura CCS vai permitir ao complexo de Baytown transportar e armazenar até 10 mtpa de CO2, o que representa mais do que o dobro da actual capacidade da empresa.

O hidrogênio produzido no projecto para combustível vai reduzir as emissões de CO2 do complexo integrado, em conformidade com os escopos 1 e 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG) que permite emissões de até 30%. Isto vai permitir com que a Exxon alcançe emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) zero em todos seus activos operados até 2050. Além de permitir menores emissões para os seus clientes, o projecto também vai permitir o acesso ao excedente de hidrogênio e CO2 por parte dos pólos industriais adjacentes.

O projecto Baytown formaria a contribuição inicial da ExxonMobil para um amplo esforço entre as indústrias para estabelecer um centro de CCS em Houston com meta inicial de cerca de 50 mtpa de CO2 até 2030, e 100 mtpa até 2040. Com a avaliação e o planeamento do projeto em andamento, a ExxonMobil espera chegar à FID do projecto num intervalo de 2 a 3 anos, sendo que está sujeita ao apoio das partes interessadas, permissão regulatória e condições de mercado.

A Exxon produz actualmente cerca de 1,5 Bcfd de hidrogênio e detém uma participação de quase 1/5 da capacidade mundial de CCS, que equivale a cerca de 9 mtpa. A major americana anunciou que pretende investir mais de $15 biliões em projectos de baixas emissões e pode aumentar os investimentos a depender dos avanços políticos e tecnológicos.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes