O Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP) garantiu que a qualidade dos derivados do petróleo comercializados no país, com destaque para o gasóleo e gasolina, está a ser verificada.
Sendo que encontra-se estabelecido um mecanismo permanente de verificação da qualidade em todo o país, com incidência sobre as instalações de armazenamento de gasóleo e gasolina, bem como os postos de abastecimento.
O processo visa assegurar que todos os parâmetros de qualidade sejam observados no processo de comercialização, para proteger o consumidor e prevenir eventuais avarias em resultado do uso de produtos adulterados.
Estas actividades proactivas consistem em supervisionar a qualidade dos produtos comercializados no nosso mercado interno. O trabalho de análise e fiscalização parte desde a fase de importação, o armazenamento em offshore, vai até aos navios de cabotagem e a transferência até aos espaços de armazenamento, que são os terminais oceânicos.
O processo visa fiscalizar todo o percurso que o produto (gasóleo e gasolina) segue até ao consumidor final, cuja protecção constitui a principal preocupação do IRDP.
A questão da garantia das especificações dos produtos justifica-se, na medida em que há o registo de muitas reclamações sobre avarias após ao abastecimento, donde o IRDP instituiu a supervisão entre as suas competências.
A manutenção dos tanques e a tubagem usada para carregamento dos camiões, deve ser certificada, sob pena de afectarem a qualidade dos derivados do petróleo consumidos no mercado nacional.