Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
25.8 C
Luanda Province

Must read

Mais Artigos

Maior Refinaria de África Inicia Operações em Janeiro 

Em 24 de Janeiro, o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, inaugurará oficialmente a Refinaria de Petróleo Dangote, o maior complexo petroquímico verticalmente integrado do mundo.  

A refinaria, situada na Zona Franca de Lekki, em Lagos, possui uma capacidade de processamento de 540 KBPD de petróleo. O projecto está avaliado em $19 biliões e é um movimento estratégico do grupo Dangote e do governo nigeriano para desenvolver o sector downstream do país, a fim de transformá-lo num exportador líquido de produtos petrolíferos e petroquímicos até 2026. 

Prevê-se que a refinaria atenda a todas as necessidades de produtos refinados da Nigéria, com um volume excedente para exportação, abrindo um mercado para $11 biliões em produtos petrolíferos da Nigéria por ano. Além disso, a instalação produzirá 3 biliões de pés cúbicos de gás, 65 milhões de litros de álcool para motores premium (gasolina), 15 milhões de litros de diesel e 4 milhões de toneladas métricas de combustível de aviação por dia. 

De acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP, a Refinaria Dangote será responsável por mais da metade dos futuros aumentos da actividade de refino em África.   A infra-estrutura é considerada a maior de todas as adições de refinarias projectadas em toda a África a longo prazo, com as adições de destilação a médio prazo estimadas em 1,2 MBPD. 

Inicialmente programada para arrancar em 2022, a Refinaria Dangote foi adiada por alguns problemas, incluindo a falta de acesso à moeda estrangeira, fraco desempenho económico e também devido ao impacto da pandemia Covid-19, que desacelerou a chegada de equipamentos da refinaria e interrompeu as linhas de abastecimento. 

O início das operações da refinaria configura-se como uma conquista significativa para a Nigéria e para o continente africano, visto que o complexo não apenas fornecerá suprimentos ao mercado nigeriano, mas também potencialmente abrirá um mercado considerável de exportação regional.

3 COMENTÁRIOS

  1. Penso que esta empreitada vai servir de incentivo para Angola na esfera do desenvolvimento das suas refinarias e na aposta de estratégias do conteúdo local, uma vez que a Nigéria tem um grande repertório nesta dinâmica. Sendo assim, haverá maior diversidade de vendas de produtos oriundos do petróleo bruto, arrecadação do dólar e consequentemente mais poder compra para ao estado Nigeriano.

  2. I’m Amado Capitano I live in Cabinda, I’m 25 years old, Bachelor’s Degree in Mechanical Engineering and Medium Computer Technician.
    Could someone help me applying or looking for a job at an oil company in Angola,
    I have always dreamed of working in the Oi and Gas Industries.
    halliburton or either on SPIE, Lassarat, or exxonmobil, Slemberger, or chervron..
    this is my email: cabindaangola97firrmino@gmail.com; someone in good faith can help work please.
    +244 937 684 691

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes

- Publicidade -spot_img